sexta-feira, 4 de março de 2016

Introdução à educação integral



Educação integral significa algo diferente de educação em tempo integral e de educação integrada.
Sraddhalu Ranade - cientista, educador e professor que reside no Sri Aurobindo Ashram em Pondicherry, Índia - elaborou um inspirador guia de introdução à educação integral para professores e pais[1].
Ranade constata que o mundo atual passa por crises múltiplas e gigantescas nunca vistas na história humana: crise ambiental, climática, política, econômica, de relacionamento internacional, na religião, na política, na administração, da educação, nas famílias que tendem a se fragmentar, crises individuais. Tais crises se intensificaram em progressão geométrica nos últimos anos e podem desembocar numa explosão e colapso ou em algo novo.  A educação é uma das chaves para se superar as crises, ao preparar as novas gerações.
Ele afirma que o objetivo mais alto da educação é produzir um ser humano melhor, capaz de transcender a condição humana, superar a si próprio e à natureza.
Em livro e seminário gravados para treinamento de professores, ele procurou “levar aos participantes uma maneira radicalmente diferente de experimentar a educação e o nosso papel nela como professores e pais – e gradualmente crescer em direção a uma nova atitude em relação ao todo da própria vida, pois os dois são inseparavelmente unidos. ”
O livro se fundamenta nos princípios das filosofias e modos de ser que evoluiram por milênios numa das duas civilizações mais sustentáveis e resilientes que já existiram, a civilização indiana (a  outra é a chinesa). O autor “enfrenta o desafio de reconstruir as bases da educação sobre as percepções psicológicas mais profundas inatas para a civilização indiana, e dá uma forma concreta para a nova mentalidade que deve permear a educação futura da humanidade. Com base em programas de formação de professores de Educação Integral realizados pelo autor na Índia, mostram-se as grandes linhas ao longo das quais os professores, pais e escolas podem fazer uma transição suave para o novo paradigma educacional. O livro chama o leitor para uma viagem experimental de auto-descoberta, rica em idéias de mudança de vida e sua aplicação prática no ensino de todos os dias e na paternidade.”
Para ele, a educação integral é uma abordagem a partir dos sentidos e do coração que exige uma mudança psicológica interna. Ele enfatiza a importância do modelo mental (mind set), a partir do qual derivam metas, técnicas e práticas educacionais.

Ranade observa que há três atores principais na aprendizagem escolar: os professores, os pais e os estudantes. Professores e pais têm a responsabilidade e tarefa sagradas de ajudar a criança a ser o que escolheu ser, regar a semente, deixar crescer, encorajar e dar força. Para ele, a criança sabe o que quer ser e carrega a semente do conhecimento em si; ela já sabia e, aprendendo, descobre que já sabia!
O professor tem expectativas, aspirações e papéis, bem como seu entendimento das várias atividades na escola. Ele deve pensar lateralmente e iniciar mudanças no ambiente e ethos de ensino em sala de aula, que é altamente estruturado, rígido em termos de controle de tempo e orientado para exames. Como ensinar? O que ensinar? Por quê ensinar? Ensinar para obter emprego e renda? O treinamento e capacitação de professores são aspectos estratégicos da educação integral, pois eles são atores chave para facilitar a aprendizagem.




[1] [1] INTRODUCTION TO INTEGRAL EDUCATION - An Inspirational Guide, de  Sraddhalu Ranade, publicado por  Sri Aurobindo International Institute of Educational Research, Auroville, 2007.


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