Educação integral significa algo diferente de
educação em tempo integral e de educação integrada.
Sraddhalu Ranade - cientista,
educador e professor que reside no Sri Aurobindo Ashram em Pondicherry, Índia -
elaborou um inspirador guia de introdução à educação integral para professores
e pais[1].Ranade constata que o mundo atual passa por crises múltiplas e gigantescas nunca vistas na história humana: crise ambiental, climática, política, econômica, de relacionamento internacional, na religião, na política, na administração, da educação, nas famílias que tendem a se fragmentar, crises individuais. Tais crises se intensificaram em progressão geométrica nos últimos anos e podem desembocar numa explosão e colapso ou em algo novo. A educação é uma das chaves para se superar as crises, ao preparar as novas gerações.
Ele afirma
que o objetivo mais alto da educação é produzir um ser humano melhor, capaz de
transcender a condição humana, superar a si próprio e à natureza.
Em livro e
seminário gravados para treinamento de professores, ele procurou “levar aos
participantes uma maneira radicalmente diferente de experimentar a educação e o
nosso papel nela como professores e pais – e gradualmente crescer em direção a
uma nova atitude em relação ao todo da própria vida, pois os dois são
inseparavelmente unidos. ”
O livro se fundamenta nos
princípios das filosofias e modos de ser que evoluiram por milênios numa das
duas civilizações mais sustentáveis e resilientes que já existiram, a
civilização indiana (a outra é a
chinesa). O autor “enfrenta o desafio de reconstruir as bases
da educação sobre as percepções
psicológicas mais profundas inatas para
a civilização indiana, e dá uma forma
concreta para a nova mentalidade que
deve permear a educação futura da humanidade. Com base em programas
de formação de professores de Educação
Integral realizados pelo autor na Índia, mostram-se as grandes linhas ao longo das quais os professores, pais
e escolas podem fazer uma transição suave para o novo paradigma
educacional. O livro chama o leitor para uma viagem experimental de auto-descoberta, rica em idéias de mudança de vida e sua aplicação prática
no ensino de todos os dias e na paternidade.”
Para ele, a
educação integral é uma abordagem a partir dos sentidos e do coração que exige
uma mudança psicológica interna. Ele enfatiza a importância do modelo mental
(mind set), a partir do qual derivam metas, técnicas e práticas educacionais.
Ranade observa que há três atores principais na aprendizagem
escolar: os professores, os pais e os estudantes. Professores e pais têm a responsabilidade
e tarefa sagradas de ajudar a criança a ser o que escolheu ser, regar a
semente, deixar crescer, encorajar e dar força. Para ele, a criança sabe o que
quer ser e carrega a semente do conhecimento em si; ela já sabia e, aprendendo,
descobre que já sabia!
O professor
tem expectativas, aspirações e papéis, bem como seu entendimento das várias
atividades na escola. Ele deve pensar lateralmente e iniciar mudanças no
ambiente e ethos de ensino em sala de aula, que é altamente estruturado, rígido
em termos de controle de tempo e orientado para exames. Como ensinar? O que ensinar?
Por quê ensinar? Ensinar para obter emprego e renda? O treinamento e
capacitação de professores são aspectos estratégicos da educação integral, pois
eles são atores chave para facilitar a aprendizagem.
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