Maurício Andrés Ribeiro
Sri Aurobindo dizia que muito do que ele havia visualizado
e antecipado se cumprira durante seu período de existência. Assim por exemplo,
as propostas de seus artigos sobre a doutrina da resistência passiva , de 1907,
foram aplicadas e levaram à Independência da Índia quarenta anos depois, em
1947. A luta pela independência da Índia e a doutrina da resistência defensiva
não tinham como propósito apenas a liberdade política ou econômica, mas também
criar as condições para a liberdade do espírito e das ideias, especialmente na
civilização indiana que ele valorizava como Nesse sentido, a renascença
indiana, a disseminação dos valores e conhecimentos do poder suave da cultura
indiana – yoga, inteligência espiritual, manifestações culturais etc. vem
contribuindo para ajudar na evolução humana.
Em relação a outros temas que ele
valorizou muito mais se realizou posteriormente nos séculos XX e XXI. O
autoconhecimento e a importância da consciência foram impulsionados pelos desenvolvimentos na psicologia e nas
neurociências, nas ciências da computação, na inteligência artificial e na robótica,
além dos campos subjetivos das ecologias, tais como a ecologia interior,
ecologia profunda, do ser, ecologia
transpessoal, ecologia espiritual.
A unidade planetária foi impulsionada quando as viagens espaciais, a visão do
astronauta e a contemplação do planeta de fora dele ajudaram a consolidar essa
visão da unidade para além das diversidades locais ou nacionais. Um dos aspectos
que nos une , pessoas humanas e não humanas, é o de que somos todos terráqueos
e ocupamos um mesmo lugar no universo,
esse planeta num sistema solar situado na periferia da Via Láctea.
O humano, um ser em transição na evolução. |
Propostas sobre fraternidade, de vivência do espírito,
de cooperação vêm se realizando na
prática por pequenos grupos emergentes, mas não ainda como tendência dominante
na sociedade. Relações fraternais se realizam em várias situações nas artes nas
ciências, na filosofia, na ação social. Em alguns casos são praticadas de modo similar à caridade e assistência, em
outros casos resultam de compaixão e solidariedade para com a casa
comum. Em alguns casos é uma fraternidade antropocêntrica, em outros casos vai
além da espécie e abarca uma visão eco ou biocêntrica, tal como ocorre no movimento ecológico, que considera os seres vivos, animais e
vegetais, rios etc. como pessoas.
O autor ganhou em 2019 o prêmio Templeton de Ciência e Espiritualidade |
Do mesmo modo, a
espiritualidade se espalha por domínios das ciências, das artes, da
filosofia, para além do âmbito das religiões onde foi por muito tempo
confinada. Uma espiritualidade laica,
transreligiosa se manifesta em várias situações atuais.
As ideias visionárias de Sri
Aurobindo estão se realizando à medida que as pessoas se transformam e como
isso transformam o ambiente, que por sua vez as transforma. O homem é produto
do meio, que por sua vez é produto do homem, numa interação mútua e recíproca. Atualmente
cresce a prática e a consciência de que devemos ser a mudança que queremos ver
no mundo, que a transformação individual é essencial para a transformação
coletiva e mais ampla. Revoluções, mutações moleculares no nível dos indivíduos,
estão acontecendo.
A crise evolutiva pela qual
passamos, nesse estágio terminal da era cenozoica traz novas pressões e desafios que nossa
espécie precisa enfrentar, com o apoio dos recursos da ciência e da tecnologia
e do autoconhecimento. O mapa do caminho traçado por Sri Aurobindo traz pistas valiosas para nos orientar nessa
etapa da história e da evolução da espécie,
que ele considerava uma espécie em transição, um ser ainda inacabado.
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