Vivi uma experiência educativa
inesquecível ao pesar-me em uma balança hídrica instalada num museu de ciência
e tecnologia. Trata-se de uma balança
comum, que indica o peso do usuário, acoplada a uma caixa d’água. Cada usuário
lê seu peso e vê à sua frente, num recipiente graduado e transparente,
a quantidade de água que existe em seu próprio corpo. Ao lado da
balança hídrica, uma placa informa: “A água corresponde a 70% do peso de cada
ser humano. A quantidade de água à sua frente corresponde à quantidade de água
existente no seu corpo.”
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Dois modelos de balança hídrica
num centro de educação para a água e num museu de ciência e tecnologia.
Bangalore, Índia.
O corpo humano é constituído de
água e minerais. Quando choro, as lágrimas são água; bebo água e a devolvo ao
ambiente por meio da urina ou do suor. A saliva e outras substâncias aquosas
estão contidas no corpo.
70% do peso do corpo reflete a quantidade de
água existente no interior das células e vasos sanguíneos bem como nos
interstícios das estruturas e órgãos corporais: 75% do cérebro, por exemplo, é
água; o sangue contém 75% de água; os músculos, 81%; o fígado e o pulmão têm
86% de seu peso constituído de água. Quando perdemos um litro de água,
sentimos sede. Ao perdemos dois litros de água, temos sede, cansaço e fadiga.
Quando perdemos três ou mais litros de água nos desidratamos e corremos risco
de vida.
Usar uma balança hídrica é uma experiência educativa prazerosa, impactante e de fácil assimilação, que desperta
o autoconhecimento e fomenta a hidroconsciência das pessoas, desde os primeiros anos de idade. O uso da balança
hídrica conscientiza sobre a importância da água na vida humana; mostra que o
corpo de cada ser vivo é, também, um corpo hídrico; desperta, de forma lúdica,
a consciência dos seres humanos de pertencerem à natureza e aos elementos
naturais e ambientais.
Balanças
hídricas podem ser instaladas em museus de ciência e tecnologia, escolas,
universidades, instituições públicas, praças, shopping centres, entre outros.
Seria valioso implantar em muitas cidades brasileiras sujeitas a crise hídricas
esse instrumento pedagógico amplamente usado na India, no Japão e em outros
países. Seu design pode ser funcional e econômico.
A
percepção de ser parte integrante da natureza ajuda a produzir comportamentos
mais amigáveis e menos agressivos em relação a ela. Os cuidados com o corpo e
com seu ambiente interno aquoso são tão necessários à saúde como os cuidados
com a água no ambiente externo e que indicam a saúde ambiental. O sistema
circulatório no corpo humano com suas artérias, veias e capilares corresponde à
rede hidrográfica que existe num território.
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Como lembra
J. Krishnamurti, “O ambiente é o que somos em nós mesmos. Nós e o ambiente não
somos dois processos diferentes; nós somos o ambiente e o ambiente somos nós”.
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