O mundo é diverso, mas é
uno. O astronauta ao longe percebe essa unidade, para além de todas as
diversidades internas. Pierre Weil enfatizou essa unidade ao apontar para a
fantasia da separatividade, pela qual temos a impressão de sermos partes
separadas desse todo.
A visão do astronauta e a
visão supranacional: a percepção da Unidade
Ter um projeto comum pode
ser essencial para trabalhar numa direção convergente. Hoje, com a crise
climática, há esforços para se evitar que o planeta se aqueça mais do que 2
graus centigrados, o que poderia levar a situações catastróficas e
caóticas. Grandes obras comuns são
necessárias, envolvendo toda a espécie humana, no seu próprio auto interesse de
sobrevivência. Um projeto unificador
pode ser a construção de uma unidade política planetária. Edgar Morin, em texto
intitulado “O grande projeto”, observa que “A fecundidade histórica do
Estado-Nação hoje se esgotou. Os Estados-Nação são por si mesmos monstros
paranoides incontroláveis, ainda mais sob ameaças mútuas. Uma primeira
superação dos Estados-Nação não pode ser obtida, senão por uma confederação que
respeite as autonomias, suprimindo a onipotência. ” “Mas nós ainda estamos na
"idade do ferro planetário": ainda que solidários, continuamos
inimigos uns dos outros e a explosão dos ódios de raça, de religião, de
ideologia, provoca sempre guerras, massacres, torturas, ódio e desprezo. ”
(MORIN, 1988). A ação em cada uma de suas partes – nações, estados, sociedades,
cidades, empresas, indivíduos – se insere em um objetivo comum maior: a saúde
do Planeta, da qual depende a saúde dos sistemas vivos e a própria vida humana.
Sri Aurobindo enfatizou a importância de se alcançar a unidade. No seu
pensamento político e social, Sri Aurobindo postulou que os Estados-Nação não
constituem a última etapa do desenvolvimento político humano e que a unidade
econômica e administrativa do planeta seria necessária. Em O ideal da unidade
humana, estudou os impérios e as nações, com sua formação e estágios de
desenvolvimento; antecipou a unificação da Europa; abordou as possibilidades de
um Império Mundial e as enormes dificuldades no caminho em direção à unidade
internacional; tratou também dos princípios para uma confederação livre de nações
e as condições necessárias para que ocorresse tal união mundial livre. A
unidade humana que está no centro do pensamento de Sri Aurobindo, estende-se
aos domínios militar, econômico e administrativo. Ela respeita e valoriza a
diversidade. A visão mundialista insere as propostas para a política numa visão
cosmopolita da unidade humana, que vai para além do patriotismo, dos interesses
de clãs e tribos, étnicos ou nacionais.
Ela expressa a necessidade de unidade política humana e de uma
cosmovisão adequada para compreender os tempos em que vivemos. (AUROBINDO,
1970).
Promover a Consiliência,
proposta por E.O Wilson, é uma forma de resgatar a unidade. Duane Elgin propõe que se construam grandes
narrativas inspiradoras capazes de comunicar com clareza o sentido e o rumo da
evolução, de forma a produzir convergências de pensamentos e de ações. ((ELGIN,
1993). Cosmovisões compartilhadas por milhões ou bilhões magnetizam e atraem a
adesão e a motivação de muitos cérebros individuais num mesmo rumo e direção.
Imaginar um projeto unificador, ter a determinação e mobilizar os recursos para
colocá-lo em prática numa obra coletiva é um pré-requisito para lidar com a
crise ecológica e climática planetária. Diante da perspectiva de colapso
planetário e da percepção dos limites da capacidade de suporte do planeta, a
busca da segurança motiva uma construção coletiva de respostas.
Hoje o contexto mundial é
bastante diferente daquele que existia no momento da criação da Unipaz, três
décadas atrás. As mudanças se aceleraram, o mundo se conectou em redes sociais,
ilusões românticas se desfizeram, amadurecemos, os jovens têm perspectivas de
vida muito diferentes das que tínhamos naquela época. A crise climática
expandiu o limite temporal de anos ou décadas para séculos, inserindo a
história humana na história natural.
Estamos hoje no período
antropoceno da história, um período caracterizado pela predominância da ação
humana e seus impactos, que afetam a evolução no planeta, ao causarem mudanças
climáticas, perda de biodiversidade e vários outros impactos.
Na Rio + 20 se constatou
que continuaram a se intensificar
aspectos negativos tais como a desertificação, destruição do ozônio,
desequilíbrios climáticos, desmatamento, poluição hídrica e dos oceanos. Entre
os aspectos positivos ressalta-se a expansão da consciência ecológica. Houve
uma mudança de consciência e de percepção. Exemplo: a fumaça já foi símbolo de
progresso industrial, mas hoje denuncia o aquecimento global e os
desequilíbrios climáticos.
Estamos no estágio terminal
da era cenozoica, a era dos mamíferos, que sucedeu a era mesozoica, a dos
dinossauros.
A espécie humana surgiu
bem recentemente na era cenozoica.
Estamos num período de
transição chamado de antropoceno devido à importância das ações humanas e de
seus impactos. Diz o historiador das culturas Thomas Berry em seu livro
sobre A grande obra:
"Todos nós temos
nosso trabalho particular. Temos uma variedade de ocupações. Mas além do
trabalho que desempenhamos e da vida que levamos, temos uma Grande Obra na qual
todos estamos envolvidos e ninguém está isento: é a obra de deixar uma era
cenozoica terminal e ingressar na nova
Era Ecozoica na história do Planeta
Terra". [1]
Eras na evolução
A depender da consciência
e suas consequências sobre as ações, o futuro pode ser promissor e brilhante;
dependendo do rumo que sua consciência lhe aponte para suas ações, pode haver
um colapso da civilização humana, assim como já aconteceu na história com
várias sociedades que não souberam se relacionar de modo harmônico com o
ambiente. O planeta seguirá sua história, com ou sem nós. Recordo aqui uma fábula:
Dois planetas se encontram e começam a conversar. Uma pergunta ao outro como
vai e ele responde que está sofrendo com uma coceira que o incomoda. Foi ao
médico e esse diagnosticou que ela se chamava Homo Sapiens. O outro então
conclui a conversa: Não se preocupe, isso passa logo!
[1] Além da era
ecozoica, há outras designações para a próxima era na história: era psicozoica,
eremozoica, tecnozoica, ecológica etc. Trato desses cenários no livro Meio
Ambiente& Evolução Humana.
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