terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

A ÁGUA NAS DIVERSAS ESFERAS DA NATUREZA

 

 

 


Esferas com volume total de água no planeta, com volume de água doce no solo, lagos, áreas úmidas e rios e a água doce somente em lagos e rios. Fonte: US Geological Survey, Water Science School.

A hidrosfera e a quantidade de água existente na Terra parecem ser grandes, pois se espalham sobre 70% da superfície do planeta, cobertos por mares e oceanos. Entretanto, ao compararmos o volume total existente na Terra com o volume total da esfera terrestre, evidencia-se que ele é pequeno.  Caso a Terra tivesse o volume de uma bola de futebol, o volume de água nela contido seria comparável ao de uma bola de tênis; o total de água doce seria menor do que o de uma bola de gude e aquela em lagos e rios seria equivalente a uma cabeça de alfinete.

Toda a água existente na Terra é como uma pequena gota que pingou do cosmos.

O botânico e geógrafo canadense Pierre Dansereau concebeu e desenhou esquemas integrados e holísticos valiosos para compreender a evolução e o funcionamento inter relacionados das diversas esferas da natureza.



Num desses desenhos ele inclui a noosfera, a esfera da consciência humana, que penetra gradualmente muito além da biosfera e impacta todas as demais esferas. Assim como a noosfera, a água também se infiltra em todas as demais esferas.

A hidrosfera compõe-se de toda a água existente no planeta, presente de modo dominante nos oceanos, mares, lagos, rios e nas calotas polares e nas geleiras. O estudo da água na hidrosfera é uma abordagem limitada ao não valorizar a sua presença em todas e em cada uma das demais esferas. Ela está na litosfera quando se infiltra no solo e alimenta os lençóis freáticos e os aquíferos subterrâneos. Em contato com o calor no interior quente da terra vem à superfície nos geisers e nas estâncias de águas termais com poderes curativos que a trazem aquecida da pirosfera.  A água está presente na atmosfera, nas nuvens, nos rios voadores, na umidade do ar de onde se precipita na forma de chuvas, neves, granizo.

Ela é parte constituinte dos corpos de todos os seres vivos, vegetais, animais e humanos, que compõem a biosfera que habita uma fina membrana na superfície do planeta. Cerca de 70% do peso de um ser humano é composto de água. As plantas a sugam do solo e devolvem à atmosfera, por evapotranspiração, que circula em sua seiva.

Ela está presente na cosmosfera, nas caudas dos cometas, nas luas de Júpiter e de Saturno, nos confins do sistema solar e em muitos corpos celestes.

Ao transportar informação e ser sensível às informações que lhe chegam, ela está presente na noosfera, não apenas como parte constituinte dos corpos dos seres pensantes, mas também de seus humores, emoções e sentimentos. Por meio dos líquidos corporais, exames de DNA identificam as origens étnicas das pessoas a partir da informação por eles transportadas.

Nenhum comentário: