sexta-feira, 9 de junho de 2017

O ciclo da água


Maurício Andrés Ribeiro



Figura: Ciclo da água. Fonte: USGS

 O ciclo da água na natureza compreende várias etapas. Aquecida pelo calor do sol, a água de superfície evapora de oceanos, mares, rios e lagos. Ao se condensar, ela se precipita na forma de chuva, neve ou granizo; escoa na terra, formando rios, lagos, mares e oceanos; uma parte se infiltra no solo e alimenta os lençóis freáticos e os aquíferos subterrâneos. Ela tem fluidez e capacidade de transformação e permeia as demais esferas da natureza, na Terra. A hidrosfera contém a água doce, salgada, de superfície ou subterrânea.
Ela está na litosfera, embebida como água subterrânea nos solos; em contato com o calor no interior quente da terra vem à superfície nos geigers e nas estâncias de águas quentes que trazem água aquecida da pirosfera.
A água está presente na atmosfera, na umidade do ar, nas nuvens, que levam para longe essa umidade, que se precipita na forma de gotas, granizo ou neve.
A água está presente na biosfera, que habita uma fina membrana na superfície do planeta. O ciclo da água passa pelos seres vivos. Está na seiva dos vegetais, nos humores dos corpos animais e humanos. Cerca de 70% do peso de um ser humano é composto de água. As plantas a sugam do solo e devolvem à atmosfera por evapotranspiração a água existente em sua seiva. A floresta amazônica é uma grande bomba que emite água para a atmosfera, conforme mostra o cientista  Antonio Donato Nobre ao tornar claro que a seca no sudeste e no centro-oeste brasileiro está relacionada com o desmatamento.
Fonte: Árvore, ser tecnológico. Creative commons


Fonte: Árvore, ser tecnológico. Creative commons

A quantidade de água existente nos oceanos, nos mares, nos rios, na atmosfera, nos seres vivos, no interior da terra foi quantificada por Igor Shiklomanov, bem como a sua composição em termos de águas doces, salobras e salgadas e em termos do estado físico em que se apresenta.
Se a quantidade total de água é praticamente constante (ela pode ser alterada quando do choque com nosso planeta de algum corpo celeste, um cometa etc, composto de gelo e água) a sua distribuição no estado líquido, sólido ou gasoso é variável em função de mudanças do clima.
 A água é uma substância da natureza muito sensível a variações de temperatura e por isso, é essencial na adaptação às mudanças climáticas. O ciclo da água sofre as influências do que ocorre com os ciclos biogeoquímicos tais como os do carbono, do nitrogênio, do fósforo, do enxofre.  Eventos críticos tais como secas e estiagens, enchentes e inundações, furacões, tempestades tropicais vêm se tornando mais frequentes e intensos à medida em que ocorrem mudanças no clima.

Nenhum comentário: