Maurício Andrés Ribeiro
Nas
mais de 14.000 páginas de sua obra completa em nenhum momento Sri Aurobindo
escreveu a palavra ecologia., cunhada no século XIX pelo biólogo Ernst Haeckel e popularizada na segunda metade do século XX. Nem por isso ele deixou de expressar o que viria depois a ser chamado de consciência ecológica.
Ele
escreveu sobre a Natureza Suprema, (com N maiúsculo) que inclui o Divino e uma Força universal; a
natureza inferior, dos fenômenos e da matéria; a natureza universal, o self e a
natureza, os seres conscientes e a natureza. Entre
as leis da natureza que ele reconhece estão as da unidade na diversidade (
conceitos que usava bem antes de se propagar a ideia da biodiversidade, da
sociodiversidade e mais recentemente da noodiversidade). Ele
também apontou os condicionamentos de vários tipos que o ser humano sofre,
incluindo as influências de seu ambiente.Onde Sri Aurobindo buscou inspiração para desenvolver suas ideias, quando fala da Natureza e do meio ambiente? Vivendo num ambiente natural, cultural e social extremamente diversificado como é o da Índia ele incorporou a importância da diversidade, da harmonia e da união dos opostos. Ele estudou a cultura Indiana milenar, os Vedas, os Upanishads, a Bhagavad Gita, nos quais está presente a cosmovisão ecológica de uma civilização que sacralizou a natureza, enxergou a presença de Deus nos animais, nas plantas, nas águas e no próprio interior do ser humano com sua centelha divina ( o cumprimento tradicional indiano, o Namasté, significa que o Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em ti).
Sri Aurobindo escreveu muito sobre os fundamentos da cultura indiana |
Em
sua obra se encontram ideias que expressam profunda consciência ecológica e que apresentam grande afinidade com a perspectiva das ciências ecológicas,
especialmente com os campos da ecologia cósmica, da ecologia espiritual, da ecologia humana,
da ecologia profunda, da ecologia do ser, da ecologia interior, da ecologia transpessoal.
Seus
textos visionários foram escritos há várias décadas. Visões que emergem no ocidente se aproximam
daquelas expressadas por Sri Aurobindo.
Pensadores ocidentais como Peter Russell ( O cérebro global, O Buraco branco no
tempo), James Lovelock (Gaia), Ken Wilber ( espiritualidade integral, a visão integral que
se aproximam do yoga integral de Sri Aurobindo), Edgar Morin, Henri Bergson; o Papa Francisco e sua encíclica Laudato Si, que tentou atualizar o catolicismo na perspectiva
da ecologia integral pioneiramente pensada por Pierre Dansereau ( e sua
escalada da relação humana com o ambiente), Pierre Weil ( que escreveu sobre a
Arte de Viver em Paz e sobre a fantasia da separatividade entre nós e a
natureza); Vladimir Vernadski e Pierre Teilhard de Chardin ( a noosfera, a
evolução e o ponto Ômega); a
ecologização de tudo ( ver o blog Ecologizar e os escritos
de Bruno Latour); entre muitos outros. Emergem questionamentos ao antoropocentrismo e perspectivas biocentricas e ecocentricas que propõem aprender a viver de acordo com a Natureza.
A Biomimética propõe aprender a viver com a natureza. |
A Enciclica Laudato Si propõe o cuidado com a casa comum, na perspectiva da ecologia integral. |
Pierre Dansereau e Teilhard de Chardin escreveram sobre a noosfera. |
Ecologizar, o verbo da vez, nas palavras de Bruno Latour. |
Sri Aurobindo valorizou a tecnologia ao escrever que "A ciência tem imensa importância não porque ela
descobre os segredos da natureza para o avanço do conhecimento, mas porque os
utiliza para a criação de máquinas e desenvolve e organiza os recursos
econômicos da comunidade."(15-464)
No
mundo contemporâneo há práticas baseadas na natureza, no design e na arquitetura
tais como, por exemplo, a biomimética, que
imita os padrões e processos naturais no design. A natureza oferece exemplos de como inspirar a criação de produtos e
processos. Janine M. Benyus
mostra como esse campo do conhecimento da Biomimética poderá transformar as descobertas
em muitos campos da atividade humana – informática, medicina, produção e
distribuição de energia, economia e negócios, e a alimentação do planeta.
Há
exemplos na agricultura ( na permacultura, na agrofloresta, na agricultura orgânica);
nas práticas e inovações
em Auroville., cidade-laboratório localizada no sul da Índia inspirada
pela visão de Sri Aurobindo.
A planta de Auroville inspirada na espiral da evolução. |
Ademais, a própria vida reclusa de Sri Aurobindo em Pondicherry, focado na reflexão, sem deslocamentos e seu modo frugal de existência produziu uma leve pegada ecológica, em sintonia com os valores da ecologia espiritual contemporânea.
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