terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Residências criativas

 A residência criativa é um programa oferecido para artistas, pesquisadores, cientistas, profissionais e estudiosos em geral.  Eles são parte da noosfera, a esfera da consciência intuitiva que, no mundo interconectado, forma o cérebro global do planeta e impacta cada vez mais sobre cada uma e todas as demais esferas do ambiente.

A residência criativa fornece espaço físico, recursos, tempo e às vezes financiamento para seus beneficiários se concentrarem em  seu trabalho criativo, permitindo que escapem das  distrações cotidianas e se envolvam completamente em sua arte, pesquisa ou ofício. Muitas residências tambem oferecem oportunidades para interações sociais e colaborações com outros artistas,e pesquisadores etc que participem do programa.
Esses programas podem durar semanas ou alguns meses, dependendo da organização que os patrocina e das necessidades do projeto artístico, científico ou de pesquisa em questão. As residências criativas são valorizadas por proporcionarem um ambiente propício para explorar novas ideias,  experimentar técnicas, criar novas obras e muitas vezes, para ganhar novas perspectivas culturais devido ao ambiente diferente do habitual. 
De um modo geral,  os artistas, cientistas e pesquisadores procuram residências criativas para buscar inspirações, dedicar seu foco  de atenção a algum projeto específico ou desenvolver novas ideias junto de outros artistas, cientistas, pesquisadores, críticos ou organizações da sociedade diferentes daqueles com que estão acostumados.
No campo da medicina, são comuns as residências médicas que oferecem a oportunidade aos profissionais de adquirirem habilidades práticas, conhecimento clínico aprofundado e experiência necessária para praticar com competência sua área de  especialização. A duração da residência pode variar de acordo com a especialidade escolhida. A pesquisa ali realizada permite avanços científicos e a descoberta de novos modos de tratamento de saúde.
Diferentemente das residências médicas, as residências científicas não são tão padronizadas e estruturadas em termos de duração e de requisitos específicos. Elas podem variar em termos de tempo, desde algumas semanas até vários anos, dependendo do programa e das metas de pesquisa do participante.  As residências científicas podem acontecer em universidades, instituições de pesquisa,  laboratórios ou centros científicos. Durante esse período os participantes podem trabalhar em projetos de pesquisa específicos, publicar artigos científicos, participar de seminários, conferências e colaborar com outros pesquisadores. Esses programas são valiosos para os participantes , pois oferecem oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas, adquirir experiência prática em pesquisa, expandir sua rede de contatos no campo científico,e muitas vezes, desenvolver uma área de especialização dentro de suas respectivas disciplinas científicas. Entre os benefícios da residência científica estão as contribuições que podem trazer para o avanço do conhecimento , o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de métodos científicos, o estímulo à  análise de evidências e ao pensamento crítico.
As residências artísticas, que se originaram nos anos 80 no Japão, Canadá, Estados Unidos e Europa, são programas voltados para o  desenvolvimento dos artistas, que as procuram para buscar inspiração, dedicar-se a algum projeto específico ou desenvolver novas ideias. Num ambiente distante dos problemas concretos da vida cotidiana, eles dispõem de condições para aprimorar e interagir com outros criadores, levando a uma sinergia, ao  diálogo com seus pares. Eles podem ter contato com críticos e  curadores, com palestrantes e outros profissionais. As residências podem ser presenciais mas, depois da pandemia, experimentaram-se residências virtuais e digitais. 
A residência criativa se dispõe a beneficiar simultaneamente artistas, cientistas, profissionais  , pesquisadores, contribuindo dessa forma para  promover a mútua fertilização entre pessoas com diferentes interesses e conhecimentos e evitando um enfoque ultra especializado. 
Podem ser lançados editais de chamamento para candidatos a residências criativas, focalizando a partir da ciência e da arte os  temas e subtemas de interesse. 

O local da residência criativa precisa dispor dos espaços, da infraestrutura e ambiente necessários para uma vida frugal mas confortável: habitações e escritórios de trabalho,  conexão com a internet, refeitório, salas de reuniões, silêncio e  isolamento em relação a usos vizinhos.  Além dessa infraestrutura física, demanda tambem uma adequada gestão e fluxo de recursos disponibilizados para lhe dar sustentação econômica

Nenhum comentário: