A educação integral é distinta de educação em tempo integral e de educação integrada.
Sraddhalu Ranade é cientista, educador e professor que reside no Sri Aurobindo Ashram em Pondicherry, Índia. Ele elaborou um inspirador guia de introdução à educação integral para professores e pais. (INTRODUCTION TO INTEGRAL EDUCATION - An Inspirational Guide, de Sraddhalu Ranade, publicado por Sri Aurobindo International Institute of Educational Research, Auroville, 2007).
Ranade constata que o mundo atual passa por crises múltiplas e gigantescas nunca vistas na história humana: crise ambiental, climática, política, econômica, de relacionamento internacional, na religião, na política, na administração, da educação, nas famílias que tendem a se fragmentarem, crises individuais. Tais crises se intensificaram em progressão geométrica nos últimos anos e podem desembocar numa explosão e colapso ou, então, em algo novo. A educação é uma chave para se superar as crises, ao preparar as novas gerações.
Ele afirma que o objetivo mais alto da educação é produzir um ser humano melhor, capaz de transcender a condição humana, superar a si próprio e à natureza. Em livro e seminário gravados para treinamento de professores, o objetivo não foi “discutir diferentes técnicas de educação, mas levar aos participantes uma maneira radicalmente diferente de experimentar a educação e o nosso papel nela como professores e pais – e gradualmente crescer em direção a uma nova atitude em relação ao todo da própria vida, pois os dois são inseparavelmente unidos.” O livro se fundamenta nos princípios das filosofias e modos de ser que evoluiram por milênios numa das duas civilizações mais sustentáveis e resilientes que já existiram, a civilização indiana (a outra é a chinesa). O autor “enfrenta o desafio de reconstruir as bases da educação sobre as percepções psicológicas mais profundas inatas para a civilização indiana, e dá uma forma concreta para a nova mentalidade que deve permear a educação futura da humanidade.
Com base em programas de formação de professores de Educação Integral realizados pelo autor na Índia, mostram-se as grandes linhas ao longo das quais os professores, pais e escolas podem fazer uma transição suave para o novo paradigma educacional. O livro chama o leitor para uma viagem experimental de auto-descoberta, rica em idéias de mudança de vida e sua aplicação prática no ensino de todos os dias e na paternidade. Ele inspira e reacende nossas aspirações mais profundas e restaura a fé em nossos ideais, mostrando o caminho para a sua realização e satisfação.” A palestra focaliza o modelo mental (mind set).
A partir dessa abordagem e atitude filosóficas fluem metas, técnicas, práticas. A educação integral exige uma mudança psicológica interna, sendo uma abordagem a partir dos sentidos e do coração. Ranade observa que há três atores principais na aprendizagem escolar: os professores, os pais e os estudantes. Professores e pais têm uma responsabilidade sagrada. A tarefa dos professores e dos pais é ajudar a criança a ser o que escolheu ser, regar a semente, deixar crescer, encorajar e dar força, não focar nas fraquezas.
A criança sabe o que quer ser. A criança carrega a semente do conhecimento em si; ela já sabia e, aprendendo, descobre que já sabia!.
O professor tem suas expectativas, aspirações e papéis, bem como seu entendimento das várias atividades na escola. Ele deve pensar lateralmente e iniciar mudanças no atual ambiente e ethos de ensino em sala de aula, que é altamente estruturado, rígido em termos de controle de tempo e orientado para exames.
Como ensinar?
O que ensinar?
Por quê ensinar?
Ensinar para obter emprego e renda?
O treinamento e capacitação de professores são aspectos estratégicos da educação integral, pois eles são atores chave para facilitarem a aprendizagem.
Ranade constata que o mundo atual passa por crises múltiplas e gigantescas nunca vistas na história humana: crise ambiental, climática, política, econômica, de relacionamento internacional, na religião, na política, na administração, da educação, nas famílias que tendem a se fragmentarem, crises individuais. Tais crises se intensificaram em progressão geométrica nos últimos anos e podem desembocar numa explosão e colapso ou, então, em algo novo. A educação é uma chave para se superar as crises, ao preparar as novas gerações.
Ele afirma que o objetivo mais alto da educação é produzir um ser humano melhor, capaz de transcender a condição humana, superar a si próprio e à natureza. Em livro e seminário gravados para treinamento de professores, o objetivo não foi “discutir diferentes técnicas de educação, mas levar aos participantes uma maneira radicalmente diferente de experimentar a educação e o nosso papel nela como professores e pais – e gradualmente crescer em direção a uma nova atitude em relação ao todo da própria vida, pois os dois são inseparavelmente unidos.” O livro se fundamenta nos princípios das filosofias e modos de ser que evoluiram por milênios numa das duas civilizações mais sustentáveis e resilientes que já existiram, a civilização indiana (a outra é a chinesa). O autor “enfrenta o desafio de reconstruir as bases da educação sobre as percepções psicológicas mais profundas inatas para a civilização indiana, e dá uma forma concreta para a nova mentalidade que deve permear a educação futura da humanidade.
Com base em programas de formação de professores de Educação Integral realizados pelo autor na Índia, mostram-se as grandes linhas ao longo das quais os professores, pais e escolas podem fazer uma transição suave para o novo paradigma educacional. O livro chama o leitor para uma viagem experimental de auto-descoberta, rica em idéias de mudança de vida e sua aplicação prática no ensino de todos os dias e na paternidade. Ele inspira e reacende nossas aspirações mais profundas e restaura a fé em nossos ideais, mostrando o caminho para a sua realização e satisfação.” A palestra focaliza o modelo mental (mind set).
A partir dessa abordagem e atitude filosóficas fluem metas, técnicas, práticas. A educação integral exige uma mudança psicológica interna, sendo uma abordagem a partir dos sentidos e do coração. Ranade observa que há três atores principais na aprendizagem escolar: os professores, os pais e os estudantes. Professores e pais têm uma responsabilidade sagrada. A tarefa dos professores e dos pais é ajudar a criança a ser o que escolheu ser, regar a semente, deixar crescer, encorajar e dar força, não focar nas fraquezas.
A criança sabe o que quer ser. A criança carrega a semente do conhecimento em si; ela já sabia e, aprendendo, descobre que já sabia!.
O professor tem suas expectativas, aspirações e papéis, bem como seu entendimento das várias atividades na escola. Ele deve pensar lateralmente e iniciar mudanças no atual ambiente e ethos de ensino em sala de aula, que é altamente estruturado, rígido em termos de controle de tempo e orientado para exames.
Como ensinar?
O que ensinar?
Por quê ensinar?
Ensinar para obter emprego e renda?
O treinamento e capacitação de professores são aspectos estratégicos da educação integral, pois eles são atores chave para facilitarem a aprendizagem.
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