terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Unidade na diversidade, tolerância e fanatismo



A tendência ao pensamento único, à hegemonia ideológica, a impor uma forma de ver o mundo, à intolerância e à impaciência com quem pensa e age de modo diferente está presente em diversas situações e é evidente nas redes sociais. O fanático não tolera a existência do diferente e procura suprimi-la. A convivência com o diferente parece-lhe insuportável; ela o ameaça em suas convicções ou crenças. Os fundamentalismos intolerantes e preconceituosos pretendem moldar as consciências numa única, uniformizar verdades, limitar liberdades individuais. Procuram impor pela força e pelo terror sua visão e ideias do que é o bem e destruir aquilo que consideram o mal.
A consciência da existência de desafios e riscos ambientias planetários de escala mega pode induzir a união. Encontrar mitos unificadores e denominadores comuns e pontos de contato que assegurem o mútuo entendimento é crucial nesse contexto de pressões ambientais e climáticas e nessa fase de mudança de era em que nos encontramos: do estágio terminal da era cenozóica, a dos mamíferos, para uma nova era , a da consciência autconsciente..
Como o ambiente é crescentemente influenciado pela ação humana e esta pelos modos de pensar e modelos mentais, coloca-se um duplo desafio: estimular a noodiversidade, com a liberdade de pensamento e de expressão e, ao mesmo tempo, evitar que ela leve a uma babel de desentendimentos e incompreensões.  
Para defender a liberdade de pensamento e de expressão e levar adiante a aventura da evolução humana nesse ambiente que se tornou pequeno, são virtudes e qualidades necessárias o entendimento, a compreensão, a fraternidade, a tolerância, a habilidade de acomodar e respeitar diferentes opiniões e atitudes. São vitais atitudes de empatia e de compaixão para com o diferente. Uma visão ampla e generosa sobre a espécie e os papéis que desempenha na evolução podem inspirar uma educação integral que enfatize a unidade existente entre matéria, corpo, vida, mente e consciência.
Caminhar em direção a isso demanda exercitar o sentido de unidade juntamente com a cidadania planetária e o respeito à diversidade, a tolerância étnica, a disposição para uma cultura holística voltada para a paz, a abertura para os avanços científicos e tecnológicos. Aplicar o princípio da unidade na diversidade é essencial para banir a violência e a guerra e fazer com que prevaleça a paz.

Nenhum comentário: