sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Profissões e água



A gestão das águas pode dar-se em várias escalas, da global até a individual. Em cada uma dessas escalas há atitudes, comportamentos e práticas de gestão das águas que podem contribuir para a saúde, a segurança e o bem estar de indivíduos e coletividades.

Figura 1- Escalas da gestão das águas, do indivíduo ao planeta. Fonte: Pierre Dansereau.

Cada profissional percebe o ambiente e a água a partir de seu filtro de formação e educação, seus condicionamentos técnicos e culturais, crenças, interesses e valores.

Figura 2 – Diferentes percepções de uma mesma paisagem por atores com diferentes formações e atividades. Fonte:  Pierre Dansereau.

A boa gestão das águas precisa se apoiar em profissionais capacitados para atuar nos múltiplos aspectos técnicos, econômicos, de administração, culturais e sociais.
Para tanto é necessária a formação de profissionais hidroconscientes, com capacidades de percepção e de ação inter e transdisciplinar.
Quais as profissões que devem ser “hidratadas” ou seja, que devem inserir o tema da água desde a formação acadêmica até a prática profissional?
Várias profissões com formação universitária têm contribuições a dar na gestão das águas. Essa breve relação a seguir, apresentada em ordem alfabética não é exaustiva e traz alguns exemplos:
1.      Advogado - versado em Direito das águas e capaz de atuar na elaboração de leis e normas específicas, bem como no contencioso e nas questões jurídicas que frequentemente envolvem a gestão das águas; atuar em suas relações com a justiça e o Ministério Público. Atua em procuradorias ambientais, em empresas, em organizações civis, considerado o caráter específico do trabalho do advogado na gestão das águas.
2.      Arquiteto - articula soluções arquitetônicas, urbanísticas e de design a partir da confluência de conhecimentos das Ciências Exatas, Sociais e das Artes. Projetos com soluções arquitetônicas hidroconscientes, aproveitamento de água de chuva, equipamentos que conservem água, design de equipamentos hidroeficientes; no paisagismo e  nos jardins, projetos com conhecimento de espécies que demandem pouca água; no urbanismo hidroconsciente, produzir cidades amigáveis em relação à água,  parques lineares em fundos de vale, parques em encostas sujeitas a erosão; integração de uso e ocupação do solo , prevenir impermeabilização do solo, proteção de áreas de recarga de aquíferos.
3.      Artista-  expressão sobre a água por meio da música, teatro, pintura, artes plásticas, cinema, fotografia, literatura, multimídia, humor, poesia com grande capacidade de sensibilização e de formação da consciência.
4.      Astrônomo – a presença da água no cosmos, origem cósmica da água na Terra, influencias da gravitação sobre marés, seivas de árvores etc.
5.      Biólogo – desenvolve estudos e interpreta dados da fauna e flora aquática, a vida em áreas úmidas, as poluições das aguas e seus impactos sobre a vida, cianobactérias, eutrofização, elementos para a educação para as águas.
6.      Botânico – conhecimento sobre espécies de vegetação que demandam menos agua, utilizáveis no paisagismo.
7.     Cientista político- conflitos e disputas políticas pela água. Segurança hídrica e segurança social e pública.
8.     Climatologista - as mudanças climáticas e como afetam o ciclo integral da água; segurança hídrica.
9.      Comunicador ou jornalista - formação e educação para as águas a partir da mídia.
1Economista -  economia ecológica e hídrica, a sustentabilidade hídrica, quantificação de desperdícios e meios para conservação de água, concepção e o uso de instrumentos econômicos tais como a cobrança pelo uso da agua e os pagamentos por serviços ambientais.
1Engenheiro agrônomo - proteção das aguas, das nascentes, da qualidade do solo, da prevenção à poluição de águas subterrâneas; métodos e práticas de irrigação mais hidroeficientes e conservativos de água.
1Engenheiros civil, mecânico, químico, metalurgista, de segurança – compreensão de processos industriais e impactos das atividades industriais sobre a demanda de água, conceber formas de controle da poluição das águas e orientar os agentes poluidores das águas. Construções e edificações hidroconscientes.
1 Engenheiro florestal -  gestão e ao planejamento das relações água- solo-floresta.
1Engenheiro sanitarista -  saneamento básico e ambiental, abastecimento de agua, gestão do esgotamento sanitário, limpeza urbana, coleta e disposição final de resíduos, reciclagem de materiais e seus efeitos sobre as águas.
1Engenheiro de transporte hidroviário -  interlocutor dos planejadores de transportes e de obras de infraestrutura tais como barragens com eclusas. Minimizar os impactos ambientais do transporte hidroviário.
1 Filósofo – as concepções filosóficas sobre as águas.
1 Físico- propriedades físicas da água.
1 Geólogo e hidro geólogo -  aguas subterrâneas, lençóis freáticos, áreas de recarga de aquíferos, uso e ocupação do solo, riscos geológicos de deslizamentos de encostas e áreas frágeis.
1  Geógrafo – articulação das questões do espaço urbano, rural e aspectos demográficos com a segurança hídrica. Gestão territorial hidroconsciente. Aplicação hidroconsciente dos instrumentos de planejamento territorial. Gestão de bacias hidrográficas.
2  Hidrólogo – dar respostas aos complexos problemas da gestão das águas, dominar os instrumentos de gestão legais.
  Médico – identificação dos impactos sobre a saúde humana causados pela má qualidade das águas, as doenças de veiculação hídrica e dos desequilíbrios ambientais; a medicina social e comunitária. Saúde ambiental e saúde humana.
2 Meteorologista – a presença da água na atmosfera. Eventos críticos e seus impactos.
2 Professor, pedagogo – introdução do tema da água nas disciplinas que ministra, desenvolvimento de métodos criativos e motivadores de educação para a água.
2  Psicólogo - psicologia ambiental e comunitária, percepção sobre as águas, importante fator para o êxito de políticas de educação ambiental.
2 Químico – H2O, composição química do elemento água.
2 Sociólogo – compreensão da realidade social e comunitária e percepção social sobre as águas. Mitos sociais sobre as águas.
2Teólogo – cosmovisões e a presença das águas nas tradições espirituais. As águas sagradas.

Profissionais sem formação universitária, com formação técnica, de nível médio ou com educação básica também precisam ser hidroconscientes.
Quando cada cidadão em sua atividade e em sua vida cotidiana desalienar-se em sua relação com a água, isso tornará mais amigáveis seus comportamentos e atitudes de modo  a reduzir a demanda e os desperdícios de água.
Profissionais adequadamente formados podem atender as demandas da gestão da agua em órgãos componentes do sistema de recursos hídricos ou em outras entidades, empresas e organizações sociais na administração pública federal, estadual e municipal, em comitês de bacias, prefeituras, associações de municípios, consórcios. Conselhos de recursos hídricos e comitês de bacias precisam ter sustentação em trabalho permanente e qualificado de pessoal técnico, jurídico e administrativo.
A gestão das águas demanda ativismo e vontade política, esclarecida e iluminada por conhecimento técnico e científico, bem como por princípios e valores éticos.
As associações profissionais, os sindicatos e o sistema educacional, do ensino básico até a universidade, têm importante papel nesse trabalho de formação.
Ao se hidratarem as formações acadêmicas, reduz-se a hidroalienação média da sociedade e expande-se a hidroconsciência dos cidadãos,  essencial para que  se evolua para uma sociedade mais amigável em sua relação com a água.

Nenhum comentário: