quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

A versatilidade de Maria Helena Andrés

 

Tempestade no mar- óleo  sobre tela, 1963

No campo das artes plásticas há artistas que fixaram sua identidade numa única  temática, estilo ou técnica e outros que variaram e passaram por inúmeras fases.

Numa breve pesquisa com apoio do ChatGPT, constatamos que entre os artistas brasileiros que variaram pouco em sua produção, mantendo uma consistência temática, estilística e técnica ao longo de suas carreiras, o que contribuiu para a sua identidade artística, destacam-se Alfredo Volpi, reconhecido por suas bandeirinhas e casarios; Iberê Camargo, conhecido por suas pinturas expressionistas e figurativas; Di Cavalcanti, explorando temas como a vida urbana, a sensualidade e as questões sociais do Brasil. Internacionalmente, Mark Rothko é conhecido por suas pinturas abstratas de grande escala, caracterizadas por blocos de cores vibrantes e intensas. Georgia O'Keeffe: é conhecida por suas pinturas de flores, paisagens e formas abstratas inspiradas pelo sudoeste dos Estados Unidos.

Picasso é o exemplo mais conhecido de um artista com uma obra altamente variada. Ele passou por várias fases artísticas, incluindo o Período Azul, o Período Rosa, o Cubismo, o Surrealismo e muitos outros estilos. Van Gogh passou por várias fases distintas, desde suas obras mais realistas e sombrias, como "Os Comedores de Batata", até suas famosas pinturas pós-impressionistas, como "Noite Estrelada" e "Girassóis". Salvador Dalí é conhecido por sua obra surrealista, mas também transitou pelo Cubismo, o Realismo, o Expressionismo e o Clássico Renascentista. Joan Miró experimentou vários estilos, desde suas obras surrealistas e fantasiosas até suas pinturas abstratas e experimentais. Andy Warhol, famoso por sua arte pop, também criou obras abstratas, retratos, paisagens e até mesmo filmes experimentais. Jackson Pollock, famoso por suas pinturas abstratas, produziu obras figurativas e experimentou com técnicas mistas.

Entre os artistas brasileiros  mais versáteis, que variaram muito em suas obras, e que  exploraram uma ampla gama de temas, estilos e técnicas  estão Tarsila do Amaral, que transitou por diferentes estilos, desde o Modernismo até o Cubismo e o Surrealismo; Anita Malfatti conhecida por sua experimentação com diferentes estilos, incluindo o expressionismo e o cubismo; Vik Muniz, que utiliza uma variedade de materiais e técnicas em suas obras, incluindo fotografia, colagem, escultura e instalação; Lygia Clark que fez pinturas, esculturas, instalação e performance, e explorou uma variedade de temas relacionados à percepção e interação do espectador com a obra de arte; Portinari, que além de suas pinturas realistas e figurativas que retratam a vida cotidiana e as questões sociais do Brasil, experimentou com diferentes estilos, como o muralismo, e técnicas variadas, incluindo pintura a óleo, têmpera e afrescos.



Bois na fazenda. Aquarela em  papel, 1949



Tapeçaria -  MHA e Artesanato Guanabara

Maria Helena Andrés
fez aquarelas, tapeçarias, óleo sobre tela, esculturas e grandes painéis em azulejo.


 Painel em  azulejo para a igreja de Nossa Senhora Aparecida em Diamantina.

 

Sua obra teve múltiplas fases, que correspondem a cada etapa de sua vida.Na exposição Centenária, realizada em 2023, essa obra foi organizada nas fases figurativa,  construtiva; de barcos, espaciais e de guerra; a fase das madonas e mandalas e a fase contemporânea.

O primeiro barco e o Corcovado- óleo sobre madeira,1943

Composição linear -óleo sobre tela, 1955

Madona barroca - óleo sobre tela, 1966





 Ela observa, percebe, sente o ambiente ao seu redor, o clima cultural, social e político, e reflete essas circunstâncias e influências em sua obra.

Escultura-  metal - Fita de Moebius, anos 2000


Ao longo de sua vida centenária, ela se expressou em cada fase pelos meios que o seu corpo lhe permite. No vigor da juventude, adotou os gestos largos e as dimensões amplas dos painéis e da pintura de ação.  Quando seu corpo já não lhe permitia tais movimentos, expressou-se por meio de colagens de pequenos pedaços de papel recortados com tesouras, num fundo branco ou colorido, por fotografias e por pequenas esculturas em tiras de papel recortadas e enroladas. Ela destaca-se no grupo das mais versáteis artistas brasileiras que exploraram com maestria vários temas, técnicas e formas de expressão.

 

Nenhum comentário: