segunda-feira, 30 de abril de 2018

Questão urbana e questão humana



Maurício Andrés Ribeiro

A cidade é um lugar geográfico e hidrográfico.  É também um ecossistema em que seres vivos interagem com o ambiente construído  e natural. Populações vegetais, animais, humanas se relacionam entre si e com o lugar em que vivem e que constitui seu habitat.
Nas cidades, há preponderância da população humana, mas as demais populações são também relevantes.
Os vegetais vivos estão   nas áreas verdes, parques, jardins, quintais e nos vasos nos interiores das casas. Vegetais mortos se encontram nas feiras, mercados, nas cozinhas e restaurantes onde são consumidos como alimento pelos humanos ou por outros animais e nas compostagens onde são reciclados em adubo orgânico.
Vegetais  em feira livre. Brasilia.
Há problemas na convivência com a vegetação quando ela cresce e invade as casas, causa insegurança, rompe calçadas e tubulações, entope calhas.
Formigueiro em superquadra. Brasilia.
Os animais vivos estão nos zoológicos, soltos na cidade como os pássaros, as formigas, os cupins, os animais de estimação, pets como cachorros, gatos, aves. . Há várias espécies consideradas como ameaças à saúde humana e combatidas, como baratas, ratos, escorpiões, (as chamadas zoonoses). Há animais mortos nos açougues, matadouros, frigoríficos, cozinhas, transformados em alimentos para os humanos. Há também aqueles que morrem ao transitar pelas ruas e são atropelados
Nas cidades brasileiras era comum as crianças com atiradeiras e estilingues atacarem as aves, mas hoje em dia desenvolveu-se uma relação mais amigável com os animais. Em cidades indianas, os animais (vacas, macacos, camelos, elefantes, cavalos, cães) sacralizados, circulam com desenvoltura nas ruas e espaços públicos.
As cidades também se abastecem de alimentos vegetais e animais que vêm de territórios fora delas, seja os animais de produção confinados em fazendas industriais ou soltos, ou os animais silvestres caçados, as plantas cultivadas ou coletadas em seu ambiente natural.
A questão urbana é, portanto, também uma questão que envolve o modo de relação da população humana com as demais populações vivas e sencientes, dentro das cidades e fora delas.
Dada a hegemonia e predominância da população humana nas cidades, a questão urbana é também uma questão humana.
O ser humano desempenha vários papéis, tem estilos de vida, padrões de consumo, atitudes e comportamentos que influenciam o todo. O modo como essa espécie se organiza social, econômica e politicamente, que hábitos e atitudes culturais pratica, como se relaciona com as demais espécies vivas, todas essas variáveis importam  e impactam na questão urbana.
Homo economicus. Comércio no terminal. Brasilia.
O modo como se percebe a si própria e se auto define, como concebe e procura realizar  seu bem estar material como homo economicus e se enxerga como um corpo com necessidades físicas e uma mente com limitações e carências; ou se tem de si mesma uma visão abrangente que inclui corpo, mente, emoções, alma e espirito, tudo afeta o modo como se comporta e tudo afeta a configuração das cidades. A   questão urbana é diretamente influenciada pela questão humana.
Psicográfico.  O ser humano como corpo, mente, alma, espírito. Ken Wilber
A evolução urbana é também influenciada por tais questões imateriais e intangíveis – culturais e antropológicas -  e não apenas pelas forças econômicas – o capital imobiliário – e políticas que predominam.

Nenhum comentário: