terça-feira, 27 de novembro de 2018

ECOLOGIA CÓSMICA E ECOLOGIA ESPIRITUAL





A dimensão cósmica da ecologia.




Maurício Andrés Ribeiro
A ecologia cósmica estuda as inter-relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente cósmico. Ela considera as influências da cosmosfera sobre o planeta Terra e  ajuda a desenvolver a ciência e a tecnologia para proteger a vida contra riscos e ameaças com origem no cosmos.
Catástrofes provocadas por colisões com corpos celestes foram eventos que modificaram o curso da evolução na Terra, com o colapso de formas de vida que não resistiram às mudanças ambientais então provocadas. O fim dos dinossauros pode ter sido causado pelo choque de um corpo celeste que provocou alterações climáticas e inviabilizou a alimentação e o habitat para aqueles grandes animais.
Influências sensíveis dos astros sobre a Terra incluem  a do Sol cuja luz e calor são essenciais para a vida e a influência da lua sobre as marés, os ciclos menstruais, os líquidos existentes nos corpos vivos humanos, animais  e vegetais.
A lua e os cometas influem sobre os líquidos da Terra.
Corpos celestes mais distantes também influem sobre a Terra. Assim, os cometas aspergem gelo por onde passam e terão dado origem à vida, conforme a hipótese da panspermia, desenvolvida pelos astrônomos. Os cometas seriam espermatozoides cósmicos, como o elemento masculino, portador da água essencial à vida; Gaia é a mãe Terra, o óvulo fértil, o feminino, que nutre a vida.
A cosmosfera protege a Terra de raios cósmicos.
A cosmosfera protege a Terra dos raios cósmicos e há várias outras influências  claramente perceptíveis ou mais sutis sobre a vida e a evolução na terra, parte do sistema solar, de uma galáxia, a Via Láctea e de um universo mais amplo.

As concepções científicas sobre a origem do universo evoluíram muito desde que, com a ajuda de sua luneta, Galileu mostrou uma nova cosmovisão. Os recentes avanços da astrofísica e a melhor compreensão do universo, alcançados com o uso de instrumentos e tecnologias tais como os radiotelescópios, expandiram o entendimento das influências da cosmosfera sobre a vida na Terra.
Radiotelescópios no deserto de Atacama, no Chile.
Desde a antiguidade, tanto as civilizações e culturas humanas quanto as várias tradições espirituais procuraram explicar a evolução, criação do universo e o surgimento da vida.
A dimensão cósmica da ecologia ajuda a criar uma visão espiritualizada de nossa relação com o cosmos e suas leis, já que os processos da evolução são caórdicos, ou seja, oscilam como um pêndulo entre o caos e a ordem.
Na escala da megaecologia cósmica, precisa ser atualizado o lema “Pensar globalmente, agir localmente”, adotado pelo movimento ambientalista na década de 1970. O globo que habitamos é o planeta e precisamos passar a “Pensar cosmicamente e agir local e globalmente”.
Na perspectiva da ecologia integral a Teoria de Gaia, concebida por James Lovelock e Lynn Margulis, considera a Terra como um ser vivo, sendo a espécie humana o sistema nervoso e seu cérebro.
A ecologia cósmica expande a escala de tempo e de espaço e assim o fazendo, ela se aproxima de visões de mundo de antigas tradições espirituais, ajuda a resgatar a dimensão ética e ressacralizar a natureza e  a valorizar campo da ecologia espiritual.
Os astrofísicos desenvolveram a hipótese do big-bang, pela qual há bilhões de anos o universo teve início com uma grande explosão. O universo seria um sistema em evolução e em constante mudança, que pode estar se expandindo.
Outras cosmovisões vislumbram a Terra, diminuta, como um grão de areia nas margens de um mar infinito (Blavastky). O big bang corresponderia, na mitologia hindu, a um momento do respirar de Brahma ocorrido há quatro bilhões de anos.  Nessa cosmovisão, Brahman, o espirito universal se conecta com Atman, a alma de cada ser vivo. As cosmovisões dos indígenas americanos, incas e maias, também incorporam essa dimensão cósmica e espiritual e a importância do ser estar ligado, conectado ao cosmos. A dimensão cósmica abre a sensibilidade para a transcendência.
A ecologia cósmica induz à ecologia espiritual
Nesse contexto, a eco ação, voltada para o bem-estar de cada um e de todos os seres vivos,  ocupa o lugar da ego-ação, voltada para satisfação egocentrada de desejos e compulsões, produtos de uma ecologia interna desequilibrada.
E para além da eco ação está seva, o serviço aos  outros por compaixão e cuidado, que leva ao ganho e benefício coletivo, desinteressado dos ganhos para o individuo que a pratica. 



Do ego ao eco e deste ao seva: da ação egoísta ao serviço desinteressado de ganhos individuais.Ver Martin Brown  e Daniel Wahl.
Num mundo  em que se multiplicam os idosos e outros seres vulneráveis necessitados de cuidados não faltam oportunidades para se praticar seva. Trata-se de um caminho que pode desenvolver a espiritualidade.

Um comentário:

Romulo Andrade disse...

Excelente artigo, importante alerta. É chegada a hora do despertar. Seres Intergalácticos, brilhai !