sexta-feira, 1 de março de 2019

A grande transição atual

Mauricio Andrés Ribeiro
Agradecimentos a  Giorgio De Antoni  e Yara Magalhães (*)

Muito se pensa e escreve sobre o momento de transição em que vivemos nesse início do século XXI. Esse momento pode ser sentido a partir das atualidades,  da conjuntura dos fatos imediatos que se sucedem aceleradamente e dos quais tomamos conhecimento diretamente ou  pelos meios de comunicação modernos.
Esse momento pode ser percebido, também,  inserido na perspectiva da história humana com suas centenas de milhares de anos. Nesse caso, o momento pode significar uma semana, um mês, um ano.
Finalmente, esse momento pode ser compreendido a partir da megaescala dos ciclos longos da evolução e da história natural, na qual se insere a história humana. Nesta escala temporal, uma década ou um século correspondem a um período mínimo diante da grandeza dos bilhões de anos da história natural.
A história natural se organiza em eras, períodos e épocas.
Estamos no final da era cenozoica, a era dos mamíferos, que sucedeu à era mesozoica, a dos dinossauros, extintos há 65 milhões de anos.
Deixamos a época  holocena, um estágio terminal da era cenozoica e entramos na época antropocena, a partir da segunda metade do século XX.  Esta é uma época de transição, na qual a espécie humana passou a exercer um impacto crescente sobre o rumo da evolução no planeta.
O antopoceno não é uma era ou um período, é uma época. A época de transição entre o estágio terminal da era conozoica e o estágio inicial de uma nova era.
A época antropocena na espiral da evolução

Mudanças no clima, a sexta grande extinção de espécies da biodiversidade, transformações aceleradas nas paisagens urbanas e rurais, explosão demográfica, explosão dos conhecimentos científicos e de suas aplicações tecnológicas, expansão da capacidade de comunicação e de transmissão de conhecimentos, tais são algumas das características do mundo contemporâneo. Está em curso uma  grande aceleração no curso da história humana e do planeta.
A noosfera - a esfera da consciência e especialmente da consciência humana - influi sobre a biosfera e sobre todas as demais esferas da Terra ( a hidrosfera, a atmosfera, a litosfera, a pirosfera etc). A Terra é um sistema? Ou seria um organismo integrado por vários sistemas? ( Tal como o organismo humano, composto por sistema nervoso central, sistema circulatório, sistema respiratório, sistema digestivo, sistema urinário etc).


 
 
A capacidade de compreender o que está se passando e de agir responsavelmente pode ser decisiva para definir para onde vamos como humanidade e para influir no próprio rumo da evolução da vida.
Que era será essa para onde vamos? (era eremozoica? cosmozoica? tecnozoica? ecozoica? psicozoica? era subjetiva? era espiritual? era noológica? etc) .

 

 
Para quem acredita que o planeta passa por transformações aceleradas, sendo o ser humano um dos agentes dessas transformações é relevante que esse ser se  conscientize de sua importância e que modifique sua conduta  no sentido de contribuir conscientemente para o rumo da evolução. Construir narrativas nesse sentido, testá-las na vida prática, mapear e apontar os caminhos pode ser valioso para orientar a ação dos indivíduos e coletividades de nossa espécie. Para isso é preciso conhecer essa espécie a fundo, ter uma percepção integral do que é ela e de suas potencialidades, bem como sugerir caminhos a trilhar.
A luz da visão de Sri Aurobindo pode ser um dos faróis a iluminar nessa grande transição atual.


(*) Coordenadores do Ciclo de Estudos sobre A grande transição atual à luz da visão sociopolítica de Sri Aurobindo realizado pelo CREIA- Centro de Referência em Educação Integral e Ambiental. Brasília. Março a junho de 2019


Nenhum comentário: