sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Por quê a Índia tem uma leve pegada ecológica per capita?


 Maurício Andrés Ribeiro
A India tem cerca de 1 bilhão e 350 milhões de habitantes. Cerca de 1 bilhão de pessoas, que correspondem a 70% da população indiana, vivem em 600.000 aldeias. Nos anos 70 estudei uma dessas aldeias, Kenchankuppe, no estado de Karnataka, perto  de Bangalore.
 A aldeia é estruturada para produzir grande economia de recursos em atividades diárias: no mobiliário, nos objetos, nos hábitos vegetarianos, nas posturas corporais e no uso intensivo do corpo, Come-se com a mão direita, faz-se a higiene pessoal com a mão esquerda, senta-se no chão,  come-se em pratos de folha vegetal,  movimenta-se a pé, de bicicleta, usa-se o carro de boi,  usam-se modos de transporte que não dependem de combustíveis fósseis; o vestuário  tem poucas perdas de tecidos,  a arquitetura tem climatização natural, sacralizam-se os animais, o desenho das casas para abrigar os animais e recolher o precioso estrume como adubo nas plantações. a aldeia se supre nas vizinhanças de alimentos, água,  energia e materiais. Uma aldeia indiana é um dos modos de assentamento humano mais eficientes  e econômicos no uso de recursos da natureza. Faz-se mais com menos.
Escola ao ar livre em Kenchankuppe. Simplicidade e economia de recursos.
Se consideramos que essa aldeia é uma célula de um organismo mais amplo e que tais hábitos e práticas de vida também se adotam em milhares de outras, pode-se estimar a quantidade geral de recursos naturais que deixam de ser consumidos por tais hábitos frugais de vida. Um bilhão de garfos, facas e colheres a menos, um bilhão de cadeiras a menos, um bilhão de rolos de papel higiênico a menos, bilhões de litros de combustíveis  a menos, bilhões de toneladas de gases de efeito  estufa a menos são emitidas, bilhões de kilowatts de energia elétrica a menos para climatizar edificações etc. Tudo isso contribui para manter  muito leve a pegada ecológica per capita de um indiano médio.
O vegetarianismo é um habito alimentar que mantém leve a pegada ecológica indiana.
A pegada ecológica é o índice que mede a pressão dos seres humanos sobre a biosfera devido ao consumo e estilo de vida. Ela mede a quantidade de recursos que usamos e as emissões de  gases de efeito estufa que produzimos. Uma pegada ecológica leve produz baixa contribuição para a destruição ambiental. Já uma pegada ecológica pesada provoca  forte impacto ambiental negativo.
Ela é um instrumento de avaliação dos impactos antrópicos no meio natural, um indicador de sustentabilidade que permite calcular a área de terreno produtivo necessária para sustentar nosso estilo de vida.
Cada povo tem sua própria pegada ecológica medida  em hectares globais (hag) per capita. Ela varia enormemente de um país para outro. Assim por exemplo, um alemão   médio necessita de 5,1  hectares globais para se sustentar; um brasileiro, 2,9  hag; um chinês,  2,2 hag; um estadunidense,  8  hag; um  japonês, 4,7  hag. A média mundial é de 2,7  hectares globais.

Um Indiano precisa de apenas  0,9 hag  e a  India tem, pois,  uma leve pegada ecológica per capita. O indiano médio tem uma pegada ecológica  9 vezes mais leve do que um americano,  3 vezes mais leve que a pegada global ou brasileira. Seis planetas seriam necessários se cada indiano vivesse como um americano.
Seis planetas seriam necessários se um indiano vivesse como um americano
O indiano médio tem um crédito ecológico, pois  ameaça pouco a sustentabilidade global.
Por quê a Índia tem uma leve pegada ecológica per capita? Porque há 1 bilhão de pessoas com uma pegada ecológica extremamente leve.  A Índia tem 200 milhões de classe média e rica, com aspirações  e estilos de vida consumistas.
Esta leve pegada ecológica se deve a privação material ou a estilos de vida frugais? A ambos, mas a meu ver deve-se principalmente aos hábitos de vida frugais.
Estilos de vida frugais significam aplicar a inteligência e a habilidade para suprir necessidades materiais com uma mínima pressão ecológica e consumo reduzido de recursos naturais.
Fazem parte desse ecodesign sustentável a organização territorial descentralizada em aldeias, as famílias estendidas, a vida comunitária em milhares de ashrams ou comunidades que dispõem de cozinhas coletivas. A leve pegada ecológica per capita dos indianos decorre de frugalidade e sabedoria no modo de vida ecologizado, e não resulta apenas de pobreza econômica. Essa leve pegada merece ser mais bem compreendida e valorizada como um antídoto para a voracidade ocidental cujo peso machuca a Terra.
Isso está em sintonia com o que disse o Mahatma Gandhi: “A civilização, no verdadeiro sentido da palavra, não consiste em multiplicar nossas necessidades, mas em reduzi-las voluntariamente, deliberadamente.”

  
 

Nenhum comentário: