sexta-feira, 22 de março de 2024

Maria Helena Andrés e Pierre Weil, do Retiro das Pedras à Unipaz

 

Desde 1974, quando ambos moravam no condomínio Retiro das Pedras, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, Maria Helena era amiga de Pierre Weil.   Naquela ocasião ambos viveram insights de síntese holística, ela no campo das artes, ele no campo organizacional. A colaboração de Maria Helena com Pierre Weil se deu no campo da arte, da educação pela arte e das letras e livros.

Em 1977, Maria Helena publicou o livro Os caminhos da Arte e ela escreveu que “Devo a ele um prefácio muito bonito para o meu livro “Os Caminhos da Arte”, que eu acabara de escrever. Minha trajetória artística já começava a se delinear com muita nitidez. Uma outra trajetória, humanística, com abertura para novas pesquisas no campo das religiões comparadas e a Índia, me parecia a direção mais certa

 

Desenho de rosto de pessoa visto de perto

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Pouco depois ela ilustrou o livro dele, Ondas à procura do mar.

 Quando Pierre criou a Unipaz em Brasília ele a convidou para participar de workshops como o Encontro das Dimensões.

C:\Users\mauricio.andres\Pictures\MHA pessoa\20151224_163805.jpg

Ela participou de congressos holísticos em Salvador e em Belo Horizonte, e foi facilitadora em vários workshops. Para um deles, ela levou para Brasília um grande painel que, devido a suas afinidades com a proposta holística, doou para a UNIPAZ e que se encontra na sede na granja do Ipê. “Lembro-me de quando foi pintado, no meu ateliê da fazenda, em cima de uma lona. Levei tempo realizando este trabalho, que viajou para Brasília enrolado numa vara de bambu.”

Uma pintura de uma pessoa

Descrição gerada automaticamente


Maria Helena Andrés e o painel Mandala no Cosmos na UNIPAZ-DF

Em 2018, Maria Helena retornou a Brasília e visitou a Unipaz, onde gravou cenas que estão no filme Arte e Transcendência, produzido pela UFMG.


Nenhum comentário: