quinta-feira, 28 de março de 2024

Maria Helena Andrés ilustradora


As ilustrações em livros facilitam a compreensão, atraem e cativam leitores, complementam a narrativa escrita. Contam a história em linguagem visual, permitem uma comunicação sintética, com economia de linguagem. Cartilhas e livros ilustrados fazem uso de linguagem artística, complementando a linguagem literária. Uma imagem fala mais do que mil palavras.

Grandes ilustradores valorizaram as obras que ilustraram. Gustave Doré ficou conhecido por suas ilustrações para a Divina Comédia de Dante. Ziraldo escreveu muitos livros e os ilustrou, além de ter produzido histórias em quadrinhos, onde a maior parte do espaço é ocupada por imagens.

Numa sociedade midiática, em que as pessoas têm pouco tempo para leitura e preferem textos telegráficos e econômicos, as ilustrações têm um papel cada vez mais importante.

Maria Helena Andrés, artista plástica e escritora, quando sentiu afinidade com os textos escritos, aceitou convites para ilustrar vários livros. Em seu blog, Maria Helena escreveu que “A ilustração é a forma do pensamento tomar as vestes das artes plásticas, virar cor, transparência, linha. “ …”Assim, já ilustrei poemas de Célia Laborne e um texto poético de Pierre Weil, viajando nas palavras e nos sonhos dos poetas. Realizei viagens pela Índia para ilustrar o livro de Aparecida Andrés, Pepedro nos caminhos da Índia. Outras vezes ilustro minhas próprias reflexões como o álbum Oriente – Ocidente, integração de culturas.”




Capa e ilustração do livro Pepedro nos caminhos da Índia.



Ilustrações para o álbum Oriente-Ocidente: integração de culturas.


O tema da água esteve presente nas ilustrações para os  livros de Marco Antônio Tavares Coelho  sobre o rio das Velhas, o São Francisco e o Rio Doce.

Ela ilustrou esses livros e comentou que “ também embarquei pelo rio das Velhas, revivi meu passado histórico até chegar ao presente. Senti também o impacto da transposição do rio São Francisco e agora, mais recentemente colaborei com a capa do livro sobre o rio Doce.”

Uma imagem contendo Texto

Descrição gerada automaticamente            Texto, Quadro de comunicações

Descrição gerada automaticamente 


Maria Helena criou as mais de cem ilustrações para o livro eletrônico infanto-juvenil  A Água Fala, com texto de Maurício e Aparecida Andrés. Com  uma linguagem poética a fim de facilitar sua comunicação com o público jovem, o livro retrata a viagem da água pelo cosmos até o interior dos seres vivos, o subsolo e as superfícies da terra.  

Diagrama

Descrição gerada automaticamenteDiagrama

Descrição gerada automaticamente Diagrama

Descrição gerada automaticamenteDiagrama

Descrição gerada automaticamente

Capas das várias versões do livro A água fala.

Ela ilustrou também o livro Ondas à procura do mar, do psicólogo fundador da UNIPAZ, Pierre Weil.


Capa e ilustração para o livro Ondas à procura do mar, de Pierre Weil. 1987.






Nenhum comentário: