Inscrição num muro em cidade
indiana.
Ao
conferir a ambientalistas o prêmio Nobel da Paz de 2004 e o de 2007, o comitê
que os escolheu prestou um relevante serviço à sociedade. As conexões entre os
temas da paz, do clima e do meio ambiente
são, ainda hoje, precariamente
percebidas. Ao valorizar a questão ambiental e climática como essenciais para a
paz, o comitê do prêmio Nobel ajuda a expandir a consciência coletiva nessa
direção.
Wangari Maathai, a
queniana premiada em 2004, expressava tal consciência quando disse que "Quando
plantamos novas árvores, plantamos as sementes da paz." Esta consciência foi também verbalizada
pela presidente do comitê Nobel Norueguês, Ole Danbolt Mjoes, ao afirmar que "A
paz na Terra depende da nossa capacidade de garantir nosso meio ambiente
vivo". O noticiário informa que, ao tomar tal decisão, o comitê enfrentou resistências e contrariou posições dos
segmentos que ainda não percebem com clareza essa vinculação e que insistem em critérios baseados em outro
paradigma e visão de mundo, na qual os aspectos militares, políticos, de
conflitos e de segurança são percebidos como se estivessem desvinculados da
base ecológica que os sustenta.
Al Gore, o americano premiado em 2007, assim como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças
Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da ONU, e seu presidente, o indiano
Rajendra Pachauri, prestaram um relevante serviço à paz ao se dedicarem ao
tema das mudanças climáticas como potencial desencadeador de conflitos. Al
Gore, por meio do documentário “Uma verdade inconveniente”, ganhador do Oscar,
e o IPCC por meio de seus relatórios, comunicaram para o grande público os
riscos a que a humanidade está exposta.
Num contexto em que é crescente a pressão sobre os
recursos naturais – a água, o solo, as florestas – sendo também crescente o
risco de conflitos e da propagação da violência entre sociedades e grupos
sociais, relacionadas com o acesso e uso a tais recursos, a disseminação de
valores humanos construtivos será um elemento essencial para promover a
harmonia e da paz social e com a natureza. Perceber que a guerra é a mais
antiecológica das atividades humanas, pois destrói não somente as vidas humanas,
mas a vida animal e vegetal, bem como polui e contamina os ecossistemas, é um primeiro passo para
levar à consciência de sua inviabilidade. A escravidão somente foi abolida
quando, além de indesejável para os planos comerciais das metrópoles, pois o
assalariamento dos ex-escravos poderia gerar um mercado consumidor, tornou-se insuportável na consciência social;
assim também, a guerra e a agressão ao ambiente somente serão abolidos quando
se tornarem psicologicamente insuportáveis e quando se expandir a consciência
sobre seus custos e riscos.
As decisões da comissão do prêmio Nobel de conferir o
prêmio Nobel da Paz a ambientalistas são o início de uma tendência que levará a
uma longa série de valorizações da
consciência e da ação ecológica, como essenciais para a prevenção de
conflitos e a manutenção da paz.
Num mundo em que os conflitos e a disseminação da
violência e da guerra estão presentes no dia a dia, a construção de uma cultura da paz exige transformação de valores, mentalidade e
comportamentos. A UNESCO já reconhecia a necessidade de trabalhar a paz dentro
de cada pessoa quando adotou a seguinte frase como introdução ao ato que a
constituiu: “Se as guerras nascem no espírito dos homens, é nos espíritos dos
homens que devem ser erguidos os baluartes da paz.”
Há necessidade de
trabalhar os valores da paz no nível pessoal,
social e da paz com a natureza - com a qual a espécie humana tem travado
guerra violenta, degradando-a e poluindo-a. A guerra fria e a cultura belicista
anunciavam “Se queres a paz, prepara-te para a guerra” (em latim, “Si vis
pacem para bellum”). Atualmente, se queremos a paz, devemos nos preparar
para a paz.
Programas de educação para a paz retomam noções presentes
em antigas tradições, como por exemplo, a noção indiana de “ahimsa”, que tanto
pode ser traduzida como ‘não violência’ ou “ausência de falta de amor”. Tal
princípio, aplicado nas estratégias não-violentas de resolução de conflitos,
foi usado pelo Mahatma Gandhi na resistência passiva contra os ingleses, que culminou
na independência da Índia, em 1947.
Uma cultura de paz com a natureza implica em desenvolver
um tipo de relação menos utilitarista da espécie humana com o ambiente,
que ressacralize a natureza, reintegrando os indivíduos como parte da
biodiversidade. Supõe estabelecer uma relação que evite considerar a terra
apenas como fonte de recursos naturais a ser explorada, ou depósito de resíduos
no qual se descartam as sobras e o lixo, subprodutos do consumo material
imediatista. Implica também em reconhecer os crescentes riscos e ameaças à
segurança individual e social representados pelos desequilíbrios ambientais e
pelas mudanças climáticas.
A educação para a paz e para a cidadania é essencial para
produzir uma relação mais amigável e menos conflituosa do ser humano com o meio
ambiente. No contexto da educação para a paz e para o meio ambiente, existem
várias iniciativas. Uma delas, criada por Pierre Weil na Universidade Holística
de Brasília, e adotado em vários países, é “A arte de viver em paz”. Aborda
temas como a mudança de paradigma na ciência e sua influência sobre a educação
pela paz. Mostra a diferença entre a paz percebida como um fenômeno externo ao
homem, e vista como um estado interior. Propõe uma visão holística da educação
pela paz. Compõe-se de vivências práticas, que abordam a transmissão da arte de
viver em paz e o processo de sua destruição. Distingue três aspectos do tema: a
paz consigo mesmo, com os outros e com a natureza. Mostra como nasce a guerra
no espírito do homem e apresenta métodos para o despertar e para o desenvolvimento da paz interior, no corpo,
no coração e no espírito. No segundo aspecto, denuncia a normose[1]
contemporânea e apresenta os processos de educação social, cultural e econômica
pela paz. No que se refere à paz com a
natureza, trata do homem como parte dela e defende a necessidade de uma
pedagogia ecológica.
Paz e guerra se realizam crescentemente no campo
psicológico. A guerra de nervos, o medo
e o pânico gerados pela falta de informação confiável são conhecidos em casos
de acidentes ambientais. Assim, a desconfiança do cidadão comum em relação à
energia nuclear foi alimentada pela desinformação e pelo caráter sigiloso com o
qual o tema foi tratado durante décadas, por ser considerado de segurança
nacional. O medo ao desconhecido e aos
riscos com ele associados também alimenta as ressalvas quanto aos produtos
transgênicos, devido a seus potenciais, reais ou imaginários, riscos à saúde e
ao meio ambiente. A informação insuficiente promove reações histéricas, pânico
e tensão, inquietações, rumores e notícias sensacionalistas.
A segurança ecológica constitui tema emergente nesse
contexto, dados os números crescentes de refugiados ambientais, isto é, pessoas
que se viram obrigadas a abandonar seus locais de origem e a migrarem, devido a
catástrofes e fenômenos tais como secas, enchentes, furacões, terremotos.
[1]
Conforme Pierre Weil, normose é o conjunto de normas, conceitos, valores,
estereótipos, hábitos de pensar ou de agir aprovados por um consenso ou pela
maioria de uma determinada população e que levam a sofrimentos, doenças ou
mortes, em outras palavras, que são patogênicos ou letais, e são executados sem
que os seus atores tenham consciência desta natureza patológica, isto é, são de
natureza inconsciente. As normoses são estágios ainda não percebidos pela
sociedade como doenças, tais como as neuroses ou psicoses.
Um comentário:
Sempre aprendendo com os seus textos. Muito grato, Maurício.
Conhece o meu blogue BioTerra?
Como posso receber as suas novidades?
Eu tenho a caixinha "seguidores" e quem me segue recebe a postagem mais recente.
Um abraço transatlântico
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