quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

A proteção de nascentes



Maurício Andrés Ribeiro

Nascentes são afloramentos naturais das águas subterrâneas  que dão início a cursos d’água. Cada  bacia hidrográfica pode ter milhares de nascentes. Elas constituem um patrimônio hídrico com valor ecológico e econômico incalculável e compõem uma reserva para abastecimento futuro e para uso na agricultura e na indústria, entre outros.
Em 2014 secou a nascente do Rio São  Francisco, situada na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Várias causas podem fazer secar uma nascente, quando a água  deixa  de brotar naquele ponto da superfície: a redução das chuvas, necessárias para recarregar os lençóis subterrâneos de água. (As águas de chuva se infiltram no solo e preenchem os espaços vazios nele existentes. A partir de certa profundidade, o  solo torna-se saturado de águas e esse é o nível do lençol freático, conforme mostra a figura). Outra causa pode ser a extração de água do subsolo por meio de cisternas ou poços, provocando o rebaixamento do nível  do lençol freático; ou ainda, a impermeabilização do solo na bacia hidrográfica a montante do afloramento com asfalto, cimento ou outro material, que faz com que a água de chuva escorra na superfície e deixe de se infiltrar no solo. Do mesmo modo, o desmatamento ou a retirada de cobertura vegetal, a compactação do solo por maquinas ou pisoteio de animais reduzem a infiltração de água no solo e fazem com que parte dela escorra pela superfície, deixando de recarregar os lençóis de águas subterrâneas.
Há várias maneiras de evitar com que as nascentes desapareçam. Reflorestar os solos desnudos é uma delas. O fotógrafo Sebastião Salgado, por meio de ação na  fazenda Bulcão em Aimorés-MG, em treze anos observou o reaparecimento de numerosas nascentes que haviam desaparecido e se empenha em recuperá-las na bacia do rio Doce.
A preservação de áreas de recarga de aquíferos que permitem a infiltração da agua no solo é uma medida relevante.  Pode-se proteger nascentes ao controlar a extração e bombeamento de agua subterrânea e evitar que os níveis dos lençóis sejam rebaixados. O controle de empreendimentos no seu entorno  e exigências no licenciamento ambiental também podem ser eficazes. Programas de pagamento por serviços ambientais, tais como o Produtor de água, também protegem nascentes, ao remunerar os proprietários rurais que evitam destinar a sua área a usos que possam poluir a agua ou reduzir a sua vazão.
Milhares de nascentes existentes e que ainda apresentam água com boa qualidade vem sendo poluídas devido ao adensamento populacional e à intensificação de atividades econômicas nas bacias em que se localizam. As zonas de recarga dos aquíferos são portas de entrada para a poluição. Há um déficit de conhecimento sobre as nascentes, pois poucas delas têm medições de qualidade que permitam aferir se estão em boas condições. Uma das ferramentas para sua proteção é a produção e disseminação de conhecimentos técnicos e científicos sobre elas em programas de educação e de promoção  da hidroconsciência, para que a população as valorize, cuide bem delas  e pressione as instituições públicas para que cumpram o seu papel.
As nascentes precisam de medidas de proteção que preservem a qualidade das águas, evitem que sejam poluídas e que seja prejudicado seu valor econômico, como um patrimônio para o futuro.


Um comentário:

Unknown disse...

Excelente informação! Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos!