domingo, 18 de setembro de 2022

Hidromimética



A biomimética  é um campo da ciência, criado por Janine Benyus, que  se propõe a observar a dinâmica da natureza e daí extrair conhecimentos. Ela estuda as estruturas e funções biológicas e procura aprender com as estratégias e Soluções baseadas na Água (SbA). Aplica esses conhecimentos em diversos campos da atividade humana, como o design, a arquitetura, o urbanismo, o paisagismo, o planejamento territorial e do uso do solo etc.

A hidromimética é a área da ciência que estuda os comportamentos e a dinâmica da água visando aplicá-los em soluções para os problemas, com funcionalidade, estética e sustentabilidade. Observa-se a água e se reproduzem movimentos similares aos encontrados nos sistemas hídricos. A hidromimética se propõe a conhecer como ela se comporta e extrair daí conhecimentos para imitar esse comportamento na ação humana.

Observa-se como ela se comporta e usa o que  se aprende como inspiração para solucionar problemas. Ela se mistura,  uma gota se funde no oceano. Persiste, absorve, ladeia, redemoinha, move-se em ondas, círculos e espirais. São qualidades dela a limpeza, a pureza, a dinâmica, a  adaptabilidade à forma, a agitação e diluição, a formação de vórtices ou espirais.

 Ela se desvia de obstáculos, contorna dificuldades. Ela se acelera em corredeiras e cachoeiras, fica parada em remansos, tem ritmos variados. Se perpetua no tempo,  perpassa. Chove, infiltra, condensa, solidifica, sublima, ferve. Serve como suporte para outros elementos, absorve impurezas e outras substâncias e as transporta consigo; limpa, purifica. Transmuta de um estado físico para outro. Condensa, evapora, congela, regenera, mata a sede, molha. Penetra em ambientes permeáveis e porosos. Hidrata, não tem ego, sua forma adapta-se ao recipiente que a recebe, no qual se  dissolve e perde a sua identidade. Ela oferece ambiente para a vida aquática. Ela dá lições de ser maleável.  Ela insiste e não desiste, é paciente e perseverante: água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

Ela reage ao calor e ao frio, se expande e se contrai. Apresenta diferenças de comportamento e anomalias em suas propriedades físicas e químicas. Por exemplo, o gelo flutua. Em estado sólido ela é mais leve do que no estado liquido, o que permite a existência de vida sob o gelo superficial.  

A água é um meio em que flui informação. A homeopatia é um dos campos que trabalha com diluições e dinamizações em ambiente aquoso de elementos que podem curar. Os seus poderes solventes e dissolventes e suas propriedades moleculares a tornam apta a receber e transmitir informação.

Ela se polui ao absorver elementos do ambiente. Ela se purifica.  Ela reage à informação do ambiente e não apenas aos elementos químicos.  O japonês Masaru Emoto fez fotos de cristais de neve e associou sua forma mais ou menos harmônica com as vibrações sutis do ambiente em que se encontrava, como se ela tivesse memória. Ela é um mistério ainda desconhecido (ver Philip Ball, Water – an enduring mystery)

Ela flui no espaço, em seu ciclo e dinâmica. Ela também flui no tempo: as que estão em meu corpo hoje já perpassaram muitos outros corpos e já estiveram no ar e nos oceanos.

A hidromimética busca identificar padrões funcionais e eficientes, utilizáveis na arquitetura, engenharia, design e em soluções tecnológicas.  Estudos hidromiméticos são multi e transdisciplinares e  envolvem a química, a física, a informática, a matemática, a hidrologia, a ecologia das paisagens  além de fazerem uso de conhecimentos das artes, filosofias e tradições.

Com ela se aprende a hidro ação e suas qualidades: despersonalizar, desidentificar, desfulanizar,  liquefazer a autoria, fundir a gota no oceano. Aprender como ela supera obstáculos, suas qualidades e características, pode trazer  inspiração para a ação humana.[1]   Ailton Krenak, no livro futuro Ancestral diz: “Sejamos água, em matéria e espírito, em nossa movência e capacidade de mudar de rumo, ou estaremos perdidos.”



[1] SCHWENK, Theodor – Sensitive Chaos – The creation of flowing forms in Water & air, Shocken Books, 1976. Rudolf Steiner Press, London. 1976.

 

[2] Este é o título de um livro eletrônico  publicado em 2020 na Amazon, https://www.amazon.com.br/Maur%C3%ADcio-Aparecida-Maria-Helena-Andr%C3%A9s-ebook/dp/B0864PKN3B voltado para o público infanto-juvenil, uma faixa etária da população para a qual será valioso ter uma visão holística e integral sobre a água.

Nenhum comentário: