quinta-feira, 8 de setembro de 2022

A água e a lua

 


A força de atração da lua sobre as águas dos oceanos produz as marés, com a subida e descida do nível do mar. O Sol também influencia nas marés.

A força de atração da lua sobre os líquidos na seiva dos vegetais condiciona as decisões sobre melhor momento para a poda das árvores. A seiva é atraída para cima nas fases da lua cheia e crescente e menos atraída nas fases minguante e na lua nova. A lua minguante e a lua nova são bons momentos para se fazer a poda. A maior quantidade de seiva na lua crescente e na lua cheia, torna essas fases propicias para o plantio de plantas sobre a terra. Raízes e tubérculos se beneficiam da maior quantidade de seiva sob a terra e podem ser plantados na fase minguante e na lua nova.

 A força de atração da lua sobre os líquidos nos corpos dos animais influencia na gestação e nos ciclos menstruais nas mulheres. Os corpos humanos são 70% de água e as águas internas ao corpo são influenciadas pela atração gravitacional da lua.  Assim também, associa-se os partos e a fertilidade com as fases da lua e especialmente com a lua cheia.

Outras influências da lua,  menos físicas e mais psicológicas e subjetivas acontecem nos seres vivos, animais e humanos. Os humores, o estado de espírito, os estados emocionais também estão sujeitos a tais influências da lua.

Esses são alguns dos exemplos de como o comportamento das águas é influenciado por forças externas ao planeta terra. A cosmosfera influi sobre a hidrosfera de modos ainda pouco conhecidos e reconhecidos. Como a lua está bem próxima da Terra, sua influência é evidente e facilmente perceptível. Assim como a lua, outros astros, corpos celestes, cometas também exercem força gravitacional sobre as águas. Essa força é menos perceptível e mais sutil, estudada em campos como a astrologia, em muitos círculos pouco reconhecida como uma fonte confiável de conhecimento.

Esse é um campo bastante estudado em várias culturas e em áreas do conhecimento fora das ciências acadêmicas estabelecidas que o trata como crença ou superstição. A abertura conceitual e mental para receber essas ideias, aí encontra um rico campo para expansão das fronteiras da ciência para além de fatos já comprovados e cuja veracidade uma boa experimentação pode conferir.

Nenhum comentário: