terça-feira, 3 de maio de 2016

O espectro da consciência


Um dos campos das ciências que mais tem se desenvolvido é aquele relacionado com a consciência humana. A partir da neurociência, da psicologia, da informática, com seus softwares e hardwares, projetam-se imagens e modelos de como atua a consciência humana.
Ken Wilber é um dos importantes autores nesse campo. Ele escreveu o livro O espectro da consciência, no qual mostra que há diferentes estágios de consciência e áreas cegas para alguns e que são evidentes para outros, em função de suas capacidades de compreensão.
Ken Wilber é um dos cientistas ocidentais que conhece e valoriza as concepções se Sri Aurobindo sobre a consciência, admitindo que existem faixas do espectro da consciência abaixo e acima daqueles percebidas nos estados de consciência normais de vigília. Dependendo da faixa com a qual estamos sintonizados, captamos as ondas de um canal de rádio ou de televisão. Se girarmos o dial e sintonizarmos em outra faixa desse espectro, a realidade para nós se altera.


O espectro eletromagnético. Abaixo do infravermelho e acima do ultravioleta as ondas não são perceptíveis a olho nu e demanda-se o uso de instrumentos para percebe-las.


Ken Wilber escreveu a introdução ao livro de A.S. Dalal sobre A greater Psychology, que sintetiza as ideias de Sri Aurobindo sobre a subjetividade e sobre a infra e a supraconsciência.[1]
A abordagem psicológica iogue é baseada numa visão ampla e generosa do que é o ser humano, com seus aspectos corporais, mentais, emocionais, espirituais. “Para cada conceito psicológico em inglês há quatro em grego e quarenta em sânscrito. ” observa A.K. Coomaraswamy[2] apontando para a profundidade dos conceitos psicológicos e subjetivos na civilização indiana.
O espectro integral da consciência, com a infra e a ultraconsciência.

Ramos da psicologia ocidental admitem a existência do inconsciente individual ou coletivo ou do subconsciente, mas negam a existência da supraconsciência ou da ultraconsciência. Compreendendo o espectro integral da consciência na natureza, na vida, na cultura, Sri Aurobindo propôs o Yoga integral, que inclui os seguintes níveis: a matéria, o vegetativo, a sensação, a percepção, o vital-emocional, a mente inferior, a mente concreta, a mente lógica, a mente mais elevada, a mente do mundo, a mente intuitiva, satchitananda/supermente – divindade ou ente supremo.

[1] DALAL, A. S. A Greater Psychology – An introduction to the psychological thought of Sri Aurobindo. Pondicherry: Sri Aurobindo Ashram Press, Índia, 2001.

[2] Citado por RUSSELL, Peter. Acordando em Tempo – encontrando a paz interior em tempos de mudança acelerada. São Paulo: WHH, Antakarana, 2006.

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