terça-feira, 24 de maio de 2016

Ecologizar a noosfera




Ecologizar é definido no dicionário Aulete como “Conscientizar para a importância dos princípios ecológicos”. Trata-se de uma definição centrada no pensar.
Uma definição mais abrangente desse verbo inclui a ação: “Ecologizar é aplicar os conhecimentos das ciências ecológicas e a sabedoria da consciência ecológica às ações humanas”.
Uma professora de crianças em Salta, na Argentina, propôs a suas alunas definir o verbo Ecologizar. Ela coletou as seguintes definições  e as publicou num dicionário de verbos[1]:
Pensar que no futuro não existiremos - Bernarda;
Usar a cabeça para proteger o meio ambiente – Lucia D.;
 Pensar que se algo ocorre com a Terra, também acontecerá com o homem - Micaela
Inventar uma “plantologia” e uma “animalogia” - Luciana;
Fazer de nosso mundo um lugar melhor - Maria Paula.
Sentir o meio ambiente em suas mãos e cuidar dele - Francisca;
Unir-se com a vida. Amar o mundo onde vives - Lucia S.;
Dar um grande abraço no planeta - Manuela.
Figura 8 - Definição de ecologizar por uma criança argentina.

As definições criadas pelas meninas mostram a diversidade de visões de mundo despertadas por um verbo.  Algumas são alarmistas, outras revelam espírito científico, outas são afetivas e amorosas.
Tudo pode ser ecologizado. Pode-se ecologizar o espírito, a noosfera, a consciência, o pensamento, o sentimento, o desejo, a crença, a palavra, a cultura, a educação; a ação, a atitude, o comportamento, o capital, a economia, a política.
A ecologização do capital é uma tarefa sem a qual os demais esforços de proteção ambiental tornam-se pouco eficientes. A espécie humana, que já domesticou as forças da natureza, inventou o dinheiro com força capaz de criar e de destruir. O homo economicus desempenha papéis como o capitalista, o investidor, o acionista, o empreendedor, o engenheiro, o gestor corporativo, o trabalhador, o contribuinte, o consumidor. Tendo engenho e vontade, nossa espécie pode  ecologizar os investimentos e a aplicação do capital, colocando-os a serviço de sua evolução, da passagem do homo economicus para o homo ecologicus. Para tanto é relevante a ação dos acionistas conscientes, de dentro para fora das empresas; dos investidores, daqueles que gerenciam as instituições financeiras e dos que a regulam a partir dos governos. É possível direcionar a força do capital, colocando-a a serviço da saúde ambiental, planetária e local.
Ecologizar a noosfera significa ecologizar os espíritos de cada um dos indivíduos que compõem uma comunidade.
A evolução na consciência humana é crucial para lidar com os múltiplos desafios que se apresentam nesse período antropoceno. Por meio de processos culturais, educacionais e de formação da consciência  os seres humanos podem se habilitar a terem atitudes e valores adequados para enfrentar as complexas situações dessa quadra da evolução.


[1] KATZ, Silvia. El pequeno ilustrado 3- dicionário verborrágico. Uma creación de los chicos del Taller Azul. Salta, Argentina, 2008.

Nenhum comentário: