terça-feira, 17 de novembro de 2020

O indiano é antes de tudo um forte na pandemia


 Maurício Andrés Ribeiro

Grande parte da população indiana vive em 650 mil aldeias semi autossuficientes. A Índia tem uma população  6 vezes maior ( 1,3 bilhões) e uma população urbana 2,5 vezes maior (490 milhões de habitantes) do que a brasileira.

Desde o início da pandemia  até novembro de 2020 a Índia apresentou números de mortes  pelo coronavirus menor do que os números brasileiros. O número de mortes por milhão de habitantes permaneceu durante todo o tempo mais baixo do que o do Brasil, dos Estados Unidos e de outros países supostamente mais bem estruturados e com  mais recursos para lidar com a pandemia. De acordo com o Worldometer, que mostra os dados atualizados diariamente sobre o Coronavirus, em 29 de maio os EUA e o Brasil se encontravam no topo em números de casos e a Índia estava em nono lugar.

Em 12 de julho os EUA, Brasil e Índia se encontravam nos primeiros lugares em números de casos. Em 27-7-2020  a imprensa informava que: “Até agora, a Índia tem mantido índice de letalidade relativamente baixo, com 24 mortes a cada 1 milhão de habitantes. O Brasil, por exemplo, 12º nesse índice, registra 410 mortes/1 milhão." Em 16-11-2020 o Brasil tinha 779 mortos por milhão (o sétimo maior índice) enquanto a India tinha 94 e estava em 95º lugar no ranking dos países, cerca de 8 vezes menos mortos por milhão de habitantes.

Nenhum comentário: