quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

ÁGUAS NA ATMOSFERA E CRISES CLIMÁTICAS


E quem sabe, então

O Rio será

Alguma cidade submersa

Os escafandristas virão

Explorar sua casa

Seu quarto, suas coisas

Sua alma, desvãos.”

Chico Buarque -  Futuros amantes


Imagens sobre o clima em 2024.



Durante a história do planeta houve períodos frios e quentes, as eras glaciais e interglaciais. Tais variações de temperatura tiveram forte influência sobre os níveis dos mares, sobre a jornada da humanidade e os ciclos das civilizações. As interações entre clima, água e ser humano foram, são e serão determinantes para a evolução das civilizações. A civilização maia, na América central, se enfraqueceu e extinguiu devido a uma crise climática e  hídrica.

O planeta Terra encontra-se em transformação acelerada. Geleiras se derretem, as calotas polares diminuem, formam-se furacões e tempestades tropicais; aquece-se o Pacífico, provocando o fenômeno El Nino, que causa secas em algumas regiões e enchentes em outras; eleva-se o nível dos mares e inundam-se zonas costeiras; teleféricos ficam parados em estação de esqui devido à falta de neve; barragens de lama se rompem e inundam fazendas e cidades; barco encalha num rio seco na Amazônia. Incêndios se espalham incontroláveis devido a secas, como ocorreu em Los Angeles em 2025.  Essas são manifestações de um clima cujo padrão se altera e mostra fenômenos que ocorrem cada vez com maior frequência e intensidade e que causam prejuízos econômicos e perdas de vidas humanas. Em todos esses eventos a substância água está presente, por sua falta, excesso ou mudança de estado físico.

Anomalias climáticas em 2024.

O sol presta um grande serviço ao evaporar quantidades fabulosas de águas dos oceanos para a atmosfera. O sol é o maior dessalinizador natural da água. Ao atingir grandes altitudes ela esfria, se condensa e forma  as nuvens que são transportadas pelos ventos.  Depois, com a força de gravidade,  ela se precipita sobre a terra, com as chuvas, neve e granizo. A qualidade das chuvas é influenciada pelos gases presentes na atmosfera. Agrotóxicos e gases poluentes evaporam e poluem as nuvens, que caem na forma de chuvas ácidas e destroem a vegetação ao invés de nutri-la.

A adaptação humana às crises do clima se faz essencialmente por meio de mudanças na sua relação com a água. Uma coalizão pela gestão integrada da água e do clima se formou, para fazer avançar essa agenda de modo articulado.

Caso o Brasil deseje dar uma contribuição efetiva para a questão da emergência climática, o cuidado e a boa gestão das águas é um dos modos mais eficazes de fazê-lo. É uma meta a atingir o gerenciamento integral do ciclo das águas, incluindo suas fases subterrânea e atmosférica, a gestão do uso e ocupação do solo, a proteção da cobertura vegetal e florestal.


Nenhum comentário: